Seca

Saiba como evitar e tratar doenças respiratórias durante a seca no DF

Resfriado, rinite e sinusite são problemas comuns durante a seca e o frio na capital, por isso o recomendado é beber bastante água e vacinar-se contra a gripe

Correio Braziliense
postado em 16/05/2023 11:54
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Com a chegada da seca e do friozinho na capital, é comum que algumas doenças respiratórias apareçam. Para evitar resfriados, rinite e sinusite, é bom aumentar a hidratação, higienize as mãos e faça o uso de máscara em ambientes mais aglomerados. A vacinação também é uma forma de evitar a disseminação das doenças. Nesta segunda-feira (15/5), a imunização contra a gripe foi ampliada para qualquer pessoa acima de seis meses. No Distrito Federal, mais de 100 unidades básicas de saúde (UBSs) estão preparadas para atender à população com a vacina da influenza.

Uma massa de ar seco paira sobre o DF, resultando em temperaturas amenas no início da manhã e no fim do dia e mais altas no período da tarde. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital federal entrou no período de estiagem. “A umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% no período da tarde. Estamos na estação de transição indo cada vez mais para o clima seco até chegar setembro, quando se intensifica mais”, revela o meteorologista Cléber Souza.

Devido ao clima seco e à temperatura mais baixa, as vias aéreas costumam ficar ressecadas, tirando a proteção natural da mucosa nasal e facilitando a entrada dos vírus. “A perda dessa proteção natural causa a proliferação de germes virais e bacterianos”, afirma Andrea Rodrigues, técnica da Secretaria de Saúde (SES).

Coriza nasal, espirros e secreção amarelada ou esverdeada, características de doenças como resfriado, rinite alérgica e sinusite bacteriana, são alguns dos sintomas mais comuns neste período do ano.

Cuidados

A hidratação segue sendo a melhor forma de prevenção das doenças respiratórias. “Tanto a hidratação oral, ingerindo bastante líquido, quanto hidratar a via aérea nasal com muito soro. Faz muita diferença, porque hidrata e umidifica as vias aéreas, tentando reestruturar a barreira natural”, explica Andrea Rodrigues.

A vacina contra a pneumonia é recomendada para idosos e pessoas com asma grave, doenças crônicas pulmonares, com infecções respiratórias de repetição, imunocomprometidas e com doenças hematológicas graves. O imunizante está disponível em UBSs e no Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

A orientação para pacientes com sintomas gripais e de doenças respiratórias é procurar a primeira instância de saúde, ou seja, a unidade básica de saúde da região. As UBSs atendem casos de resfriado comum, febre e coriza. Situações mais graves são encaminhadas pela própria unidade básica para as atenções secundária ou terciária para especialistas como otorrinos, pneumologistas e infectologistas.

 

~ Com informações da Agência Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação