INfraestrutura

Guarda-corpos começam a ser instalados no Túnel de Taguatinga

O item de segurança feito de aço galvanizado vai proteger as laterais das escadas do Túnel. Para garantir uma fixação segura, as peças são chumbadas na parede e no piso

Raquel Lima*
postado em 17/05/2023 15:51 / atualizado em 17/05/2023 15:51
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

Guarda-corpos começaram a ser instalados para proteger as laterais das escadas do Túnel de Taguatinga. Feitos de aço galvanizado, os equipamentos de segurança chegam à obra em forma de painéis com 1,20 m de altura e 3 m de comprimento. Para garantir uma fixação segura, as peças são chumbadas na parede e no piso, além de soldadas umas às outras.

O Túnel de Taguatinga tem ao todo três escadas que poderão ser usadas tanto como rota de fuga quanto como acesso de serviço ao complexo viário. A primeira a ser erguida foi a central com 26 degraus que ligam o comando da passagem subterrânea ao bulevard, na altura da Praça do Relógio.

Escadas terão proteção lateral em toda a extensão
Escadas terão proteção lateral em toda a extensão (foto: Divulgação/Secretaria de Obras)

A última escada entregue foi construída no lado sul da passagem subterrânea, onde os veículos vão trafegar da Avenida Elmo Serejo até a Estrada Parque Taguatinga (EPTG). São 37 degraus que dão acesso à central de comando do complexo viário.

De acordo com André Borges, engenheiro civil responsável pela obra, a escada central já foi guarnecida com três painéis de guarda-corpo. “Vamos instalar quatro peças na escada sul e sete na norte”, adianta. “Além disso, todas elas terão dois corrimãos, um fixado a 70 cm do guarda-corpo e outro a 92 cm de distância”. O objetivo é que as barras tragam segurança a pessoas das mais variadas estaturas.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação