CPI Atos Antidemocráticos

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, é convocado para depor em CPI

Comissão aprovou convocação do ex-ajudante do ex-presidente Jair Bolsonaro. Cid está preso há duas semanas, investigado no inquérito de fraude do cartão de vacina de integrantes da família de Bolsonaro

Pablo Giovanni
postado em 18/05/2023 10:47 / atualizado em 18/05/2023 16:25
 (crédito: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO )
(crédito: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO )

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos aprovou, na manhã desta quinta-feira (18/5), o requerimento que convoca o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL).

Cid está preso há duas semanas no âmbito da Operação Venire, da Polícia Federal, por suspeita de inserir informações falsas sobre a vacinação contra a covid-19 entre os meses de novembro de 2021 e dezembro de 2022. No requerimento apresentado pelo deputado Fábio Felix (PSol), o parlamentar justificativa que Cid é investigado no inquérito dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

O tenente-coronel prestou depoimento na sede da PF nesta quinta. Mauro Cid ficou apenas 30 minutos no local e permaneceu calado.

CPI ouve general

O general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que chefiava o Comando Militar do Planalto (CMP) nos atos de 8 janeiro, será ouvido nesta quinta-feira (18/5) na CPI dos Atos Antidemocráticos, da CLDF.

O militar, exonerado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em abril, teria supostamente protegido golpistas que invadiram os prédios dos Três Poderes, nas várias investidas do governo local de tentar desmobilizar o acampamento bolsonarista no Quartel-General do Exército, logo que a área do Quartel-General do Exército é de gestão do CMP.

O general é esperado na CPI, já que um acordo entre os distritais e o Exército assegura a presença de generais na Casa, mesmo que não sejam obrigados a comparecer — a convocação foi transformada em convite.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação