Prevenção

Carreta da Hanseníase oferece exame gratuito em Ceilândia nesta segunda

A unidade móvel ficará no estacionamento da administração regional de Ceilândia até sexta-feira (26/5)

Sarah Paes - Especial para o Correio
postado em 21/05/2023 20:12
 (crédito: Paulo H.Carvalho/Agência Brasília)
(crédito: Paulo H.Carvalho/Agência Brasília)

Nesta segunda-feira (22/5) moradores de Ceilândia poderão ser atendidos pela Carreta da Hanseníase. A unidade móvel de saúde é equipada com um consultório itinerante para prevenir e enfrentar a doença. O objetivo é atender pacientes que suspeitam ter a doença que atinge o sistema nervoso e a pele.

O atendimento será realizado no estacionamento da administração regional de Ceilândia, das 9h às 17h, e servirá para realização de testes e esclarecimentos de dúvidas a respeito dos sintomas e tratamento da doença. A unidade móvel de saúde é equipada com quatro consultórios e reúne uma equipe multidisciplinar, entre médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e farmacêuticos.

A hanseníase

De acordo com o Ministério da Saúde, a hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae que atinge, principalmente, a pele, as mucosas e os nervos dos braços e pernas.

Os sinais e sintomas mais frequentes da doença são manchas na pele que apresentam alteração ou perda de sensibilidade, caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos. O paciente também pode apresentar sintomas como fisgadas ou dormência nas extremidades e diminuição da força muscular. A doença tem cura e o tratamento é oferecido pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A transmissão ocorre pelo contato próximo e frequente e pelas vias aéreas (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro) de pacientes sem tratamento.

Serviço

Carreta da Hanseníase | Unidade móvel com diagnóstico gratuito da doença
Data: 22 a 26 de maio (segunda a sexta-feira)
Horário: Das 9h às 17h
Local: Estacionamento da Administração Regional de Ceilândia (QNM 13 módulo B Área Especial – Ceilândia Sul)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação