Cultura

Desfile dos Mascarados encanta moradores e visitantes de Pirenópolis

O evento é uma das tradições da Festa do Divino, que teve início em 5 de maio. Segundo a tradição local, os mascarados eram escravos e agregados que, para participarem da festa, saíam com seus rostos cobertos para não serem reconhecidos

Arthur de Souza
postado em 27/05/2023 15:59 / atualizado em 27/05/2023 16:27
Tradição histórica da cidade de Pirenópolis, a Festa do Divino Espírito Santo ocorre desde 1819 -  (crédito: Benjamin Figueredo / CB / DA PRESS)
Tradição histórica da cidade de Pirenópolis, a Festa do Divino Espírito Santo ocorre desde 1819 - (crédito: Benjamin Figueredo / CB / DA PRESS)

Tradição histórica da cidade de Pirenópolis, a Festa do Divino Espírito Santo ocorre desde 1819, sempre no período de Pentecostes. Uma das grandes atrações do festejo é o Desfile dos Mascarados, que aconteceu neste sábado (27/5).

Os mascarados são personagens populares típicos das Cavalhadas, que saem às ruas fantasiados a cavalo e a pé. Segundo a tradição local, eram os escravos e agregados que, para participarem da festa, saíam de máscaras para não serem reconhecidos.

Um dos participantes, que obviamente não quis se identificar, estava montado sob um cavalo todo decorado de fitas e flores na cor rosa. Ele, que tem 32 anos, conta que participa do desfile desde os oito anos de idade, quando ia junto ao seu pai. “Agora, estou começando a trazer meu filho também. É uma tradição passada de geração em geração. O sentimento é único, é algo que emociona”, descreve.

A responsável pela ornamentação foi a esposa do mascarado, Tamara Souza, 32. Nascida em Pirenópolis, a conciliadora afirma que participa da Festa do Divino desde criança, assim como o marido. “Fiquei de fora em algumas edições, por conta da pandemia, mas estou de volta, firme e forte desde o ano passado”, brinca. “Eu que fiz a roupa e a decoração deles. Foi tudo muito rápido. Comecei ontem (sexta-feira) de manhã e terminei no finalzinho da tarde”, detalha.

Toda a ornamentação foi produzida pela conciliadora Tamara Souza, 32
Toda a ornamentação foi produzida pela conciliadora Tamara Souza, 32 (foto: Benjamin Figueredo / CB / DA PRESS)

Tamara comenta ainda sobre a alegria de ver o filho participando da festa. “Ver ele, somente com quatro anos, participando dos mascarados, me deixa muito feliz”, descreve a moradora da cidade, que encerra comentando sobre o festejo como um todo. “É uma emoção muito grande para nós, pirenopolinos”, crava.

A bancária Pollyana Pina, 46, nasceu em Goiânia, mas sua família é de Pirenópolis e passou a tradição da festa para ela. Atualmente morando em Brasília, ela conta que é sagrado ir até a cidade todos os anos, para prestigiar o evento. “Venho desde pequena. Meus tios corriam cavalhadas, por isso a festa está na nossa alma”, comenta.

“É emocionante, me sinto privilegiada por fazer parte da história dessa festa que tem mais de 200 anos”, destaca. Ao ser perguntada sobre o que mais chama sua atenção, a resposta foi essa: “Amo toda a atmosfera da festa, é difícil escolher só uma das atrações”, ressaltou Pina.

  • Celebrações da Festa do Divino de 2023, em Pirenópolis Benjamin Figueredo/CB/D.A. Press
  • Celebrações da Festa do Divino de 2023, em Pirenópolis Benjamin Figueredo/CB/D.A. Press
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário em Pirenópolis (GO), centro histórico Benjamin Figueredo/CB/D.A. Press
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário em Pirenópolis (GO), centro histórico Benjamin Figueredo/CB/D.A. Press
  • Celebrações da Festa do Divino de 2023, em Pirenópolis Benjamin Figueredo/CB/D.A. Press
  • Celebrações da Festa do Divino de 2023, em Pirenópolis Benjamin Figueredo/CB/D.A. Press
  • Celebrações da Festa do Divino de 2023, em Pirenópolis Benjamin Figueredo/CB/D.A. Press
  • A bancária Pollyana Pina (verde), 46, não uma edição do festejo e costuma participar com toda a família Benjamin Figueredo / CB / DA PRESS
  • Toda a ornamentação foi produzida pela conciliadora Tamara Souza, 32 Benjamin Figueredo / CB / DA PRESS
  • Tradição histórica da cidade de Pirenópolis, a Festa do Divino Espírito Santo ocorre desde 1819 Benjamin Figueredo / CB / DA PRESS

Saiba mais

A festa do Divino é tradição em Pirenópolis e representa a união entre a religiosidade e a cultura popular. Durante as festividades, os fiéis celebram o Divino Espírito Santo, em um evento que envolve novenas, missas, procissões, folias, alvoradas, apresentações folclóricas e diversos outros rituais, na zona rural e urbana.

Durante os festejos, as ruas da cidade ficam decoradas com bandeirinhas e flores, dando um clima ainda mais alegre ao evento. As atividades vão até o dia 8 de junho, quando ocorre a coroação do novo Imperador, e promete surpreender e encantar a todos os visitantes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação