Jornal Correio Braziliense
Violência Sexual

Projeto do MPDFT reforça luta contra abuso e exploração sexual infantil

No evento, nesta segunda-feira (15), será apresentado o programa Vira Vida, intervenção social realizada pelo Sesi. No Distrito Federal, as atividades são realizadas desde 2009, atendendo jovens em situação de vulnerabilidade

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai realizar o evento “Faça bonito: aprendizes, bora virar vidas?”, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O momento será nesta segunda-feira (15), às 14h, na sede da instituição.

No evento, será apresentada à sociedade a tecnologia de intervenção social realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), denominada programa Vira Vida, que atende adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social no contexto da violência sexual. A programação também inclui a presença de jovens egressos do programa e que já passaram pelo processo sociopedagógico.

O programa tem parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e conta também com a participação de mais de 50 representantes de instituições públicas e empresas privadas. O objetivo é promover e facilitar a inserção desses jovens no mercado por meio da oferta de vagas de jovem aprendiz, estágio ou vínculo de emprego direto.

No Distrito Federal

Desde 2009, o Sesi-DF executa o programa, por meio de um processo sociopedagógico que cria condições para que o participante adquira conhecimentos, desenvolva habilidades, recupere a autoestima, a autoconfiança e atinja autonomia. A última etapa consiste na inserção dos adolescentes e jovens no mercado de trabalho.