OBITUÁRIO

Morre Gervásio Cardoso, o artista e pioneiro da arquitetura em Brasília

O arquiteto Gervásio Cardoso trabalhou junto a Oscar Niemeyer. Faleceu nesta segunda, deixando cinco filhos e nove netos

Gervásio Cardoso, 80 anos, faleceu nesta segunda (22/05). Natural de Patos de Minas, veio para Brasília com dezesseis anos de idade em busca de um sonho: estudar arquitetura e trabalhar com Oscar Niemeyer. Conquistou seus objetivos com louvor.

Foi aluno e colega de trabalho de Athos Bulcão, costumava relembrar com carinho como foi
recebido pelo arquiteto Niemeyer, o mestre da arquitetura moderna, que se curvou com humildade diante de um menino sonhador.

Além disso, trabalhou vinte anos em outros órgãos responsáveis pela construção de Brasília, entre eles a Novacap, sendo responsável pela elaboração de 23 projetos de arquitetura e 40 projetos de paisagismo.

A filha Juliana Cunha Cardoso, 49 anos, lembra com carinho do pai. "Uma das memórias mais marcantes dele é que sempre foi simples, justo e determinado! E a maior paixão pela arte que criou até o último dia e também pela arquitetura de Brasília, que ele ajudou a projetar no escritório da Novacap, juntamente com outros grandes arquitetos como o Oscar Niemeyer!”, relata.

Gervásio Cardoso deixa cinco filhos: Gabriela, Juliana, Vanessa, Fabrício e Bernardo, todos nascidos em Brasília e nove netos.

*Estagiário sob a supervisão de Márcia Machado