Fundo Constitucional

Fundo Constitucional: Ibaneis se reúne com relator do arcabouço no Senado

Proposta aprovada na Câmara dos Deputados prevê mudança no cálculo do Fundo Constitucional do DF, diminuindo pela metade o crescimento anual do recurso

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), se posicionou, na noite de quinta-feira (25/5), sobre o Fundo Constitucional do DF (FCDF), que está ameaçado dentro da proposta do arcabouço fiscal aprovado pela Câmara dos Deputados. O chefe do Executivo informou que vai se reunir com o relator do projeto no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), e com as principais lideranças da Casa para tentar reverter a medida, que propõe um novo cálculo do fundo, o que diminuiria pela metade o crescimento percentual anual do recurso.

"O impacto da perda do Fundo Constitucional é grande e nos preocupa, por isso agora vamos trabalhar junto aos senadores, para que possamos deixar ainda mais clara a importância dessa verba, que supre boa parte das despesas do DF na responsabilidade de sediar a capital federal", declarou Ibaneis em uma rede social. 

O chefe do Executivo classificou como "equivocada" a decisão da Câmara dos Deputados de aprovar o arcabouço com as mudanças no FCDF. "Vamos mostrar a importância de garantir o Fundo Constitucional como é hoje para manter a nossa cidade - capital de todos os brasileiros - com suas obrigações em dia", disse o governador.

"O Fundo Constitucional é fundamental para o bom funcionamento da cidade, que é a capital da república e abriga todos os poderes, milhares de pessoas de outros estados, países, parlamentares, deputados e outras instituições públicas", finalizou Ibaneis.