Tapete de Corpus Christi é montado na Esplanada dos Ministérios

A confecção das obras ocorre no gramado central da Esplanada dos Ministérios e dá início a celebração de fé dos católicos

Júlia Eleutério
postado em 08/06/2023 11:24 / atualizado em 08/06/2023 13:44
Tapetes de Corpus Christi. Celebração na Esplanada dos Ministérios 2023 -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/DA Press)
Tapetes de Corpus Christi. Celebração na Esplanada dos Ministérios 2023 - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/DA Press)

Movidos pela fé, centenas de católicos acordaram cedo, nesta quinta-feira (8/6), para dar início às celebrações de Corpus Christi. Para iniciar a festa do Corpo de Cristo, os fiéis confeccionam os tradicionais tapetes no gramado central da Esplanada dos Ministérios, desde às 6h. Para a montagem, cerca de 25 movimentos de paróquias do Distrito Federal se reúnem no local.

A enfermeira Ivia Pasquetti, 33 anos, participa da Basílica São Francisco de Assis, localizada na Asa Norte. Desde às 6h, ela está reunida com os jovens que participam do movimento da igreja para a montagem do tapete. "Reproduzimos os desenhos que o Frei faz, graças a inspiração que Deus deu para ele. Sempre fazemos o convite para a juventude participar, porque o tapete é feito para os jovens. Eles que metem a mão na massa e fazem essa obra de arte", comenta.

Moradora da Asa Norte, Ivia conta que a preparação para o evento de solenidade do corpo e do sangue de Jesus Cristo. "Para a gente é uma data muito importante. Hoje a Igreja vem trazer e deixar na nossa memória que a gente tem um amado e a quem precisamos amar", destaca. A enfermeira pontua também que os jovens da Basílica prestigiam o Frei João Benedito, falecido no mês passado.

Tapetes de Corpus Christi. Celebração na Esplanada dos Ministérios 2023. Ivia Pasquetti ajuda os jovens a montar os tapetes
Tapetes de Corpus Christi. Celebração na Esplanada dos Ministérios 2023. Ivia Pasquetti ajuda os jovens a montar os tapetes (foto: Marcelo Ferreira/CB/DA Press)

Os tapetes são confeccionados com serragem, sal colorido, areia, flores e até borra de café. Cada um tem cerca de 5 metros de comprimento e 4 metros de largura. Os materiais usados são descartáveis ou podem ser reciclados. Para o padre Agenor Vieira de Brito, pároco da Catedral de Brasília, além da montagem dos tapetes, também são pontos altos da celebração: a procissão com as velas e a benção do Santíssimo na missa.

O pároco ressalta a felicidade da data neste ano que está na 45ª edição da festa no formato atual que ocorre na Esplanada dos Ministérios. "O sentimento nosso é de alegria pelas pessoas que começaram, aquelas que sustentaram e nós hoje estamos celebrando. Coração grato!", celebra o padre. "É toda uma estrutura para atender e acolher bem o povo de Deus, além de viver bem esse dia de fé e oração", avalia.

Sobre os tapetes, o pároco destaca que o objetivo é fazer com que os jovens se unam, se evangelizem e coloquem em prática a criatividade ao montar as obras no chão da Esplanada dos Ministérios. Os desenhos dos tapetes tem relação com a festa do Corpo de Cristo e a fé católica. As figuras montam imagens como cálices, cruzes, Espírito Santo e hóstias.

Tapetes de Corpus Christi. Celebração na Esplanada dos Ministérios 2023. Padro Agenor Vieira, pároco da Catedral de Brasília
Tapetes de Corpus Christi. Celebração na Esplanada dos Ministérios 2023. Padro Agenor Vieira, pároco da Catedral de Brasília (foto: Marcelo Ferreira/CB/DA Press)

Celebração de Corpus Christi

A data do Corpus Christi não é fixa no calendário, mas ocorre 60 dias depois da Páscoa e sempre em uma quinta-feira. Além da tradicional confecção dos tapetes temáticos, a Arquidiocese de Brasília preparou uma programação especial para o público esperado de 70 mil pessoas.

Além da montagem dos tapetes, na parte da tarde, diversos padres vão ouvir as confissões de fiéis. O serviço será realizado em tendas montadas atrás do palco onde será oficiada a Santa Missa, que ocorre às 17h.

O ensaio dos cânticos com os fiéis começa às 16h e, em seguida, às 16h45 se dará inicio a procissão de entrada. A previsão é que todo o clero esteja presente, incluindo seminaristas, e que a celebração da Santa Missa se inicie às 17h, com a presidência do arcebispo de Brasília dom Paulo Cezar Costa.

A última parte comemoração contará com a procissão do Santíssimo Sacramento — o pão e o vinho consagrados e transformados, na fé católica, no Corpo e Sangue de Jesus —, que atravessará o tapete até o papamóvel e desfilará pela Esplanada dos Ministérios, acompanhado pelo cortejo dos fiéis.

Confira a programação:

  • Atendimento dos fiéis para confissão às 15h;
  • Ensaios dos cantos da celebração às 16h;
  • Procissão de entrada da celebração às 16h45;
  • Missa às 17h;
  • Após a missa, terá a procissão com o Santíssimo Sacramento percorrendo a Esplanada dos Ministérios.
    • Tapetes de Corpus Christi. Celebração na Esplanada dos Ministérios 2023 Marcelo Ferreira/CB/DA Press
    • Tapetes de Corpus Christi. Celebração na Esplanada dos Ministérios 2023 Marcelo Ferreira/CB/DA Press
    • Tapetes de Corpus Christi. Celebração na Esplanada dos Ministérios 2023 Marcelo Ferreira/CB/DA Press
    • Tapetes de Corpus Christi. Celebração na Esplanada dos Ministérios 2023 Marcelo Ferreira/CB/DA Press

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação