LUTO

Professor Luiz Gonzaga Motta será velado neste domingo em Valparaíso

O jornalista era professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e morreu em decorrência de um infarto fulminante

Renata Giraldi - Especial para o Correio
postado em 10/06/2023 19:47 / atualizado em 10/06/2023 19:50
Conhecido como professor Motta, deu aulas na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Ele também comandou a Secretaria de Comunicação do Distrito Federal, durante o governo de Cristovam Buarque -  (crédito: Reprodução)
Conhecido como professor Motta, deu aulas na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Ele também comandou a Secretaria de Comunicação do Distrito Federal, durante o governo de Cristovam Buarque - (crédito: Reprodução)

O jornalista e professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) Luiz Gonzaga Motta, 80 anos, será velado neste domingo (11/6), das 10h às 12h, no Cemitério Jardim Metropolitano, em Valparaíso (GO).

Motta morreu na sexta-feira (9/6) de um infarto fulminante enquanto caminhava no jardim da casa dele em Brasília. Era ali também que amava fotografar as plantas e os pássaros. Ex-secretário de Comunicação do GDF na gestão de Cristovam Buarque, Motta era um mestre do jornalismo. Era defensor do diploma de jornalismo para o exercício profissional, que na opinião dele, tem como papel social a construção da realidade, preservando valores éticos e humanos na história do presente.

Referência de conhecimento, afeto e gentileza para os ex-alunos e ex-colegas, foi professor da UnB por anos. Na universidade, deixa um legado de pesquisas em política e comunicação.

Legado

Na UnB, Motta foi docente, pesquisador, coordenador do Programa de Pós-Graduação e vice-diretor da Faculdade de Comunicação. Idealizou e criou a Revista Darcy, publicação de jornalismo científico.
Também na UnB atuou no NEMP (Núcleo de Estudos em Mídia e Política), espaço no qual formou gerações de pesquisadoras e pesquisadores hoje presentes em diversas entidades, a exemplo da Compolítica (Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política).

Na SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo), Motta foi fundador, vice-presidente e coautor do Projeto Editorial da Revista Brazilian Journalism Research (BJR), hoje referência dentre os periódicos do campo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação