Previsão do tempo

Frio congelante: DF registra menor temperatura do ano: 8,6°C

A menor temperatura do ano no DF foi registrada no Gama. Neste ano, os termômetros da região já marcaram 9,2°C, em 19 de junho e 9,6ºC, em 20 de maio e em 27 de junho

Júlia Eleutério
postado em 29/06/2023 11:01 / atualizado em 29/06/2023 11:09
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

Para quem levantou cedo nesta quinta-feira (29/6), a manhã estava congelante. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Distrito Federal registrou a menor temperatura do ano: 8,6°C. O clima gélido ocorreu no Gama, mesma cidade que vem batendo seguidos recordes de dias mais frios da capital: 9,2°C, em 19 de junho e 9,6ºC, em 20 de maio e em 27 de junho.

Apesar do frio pela manhã, as temperaturas podem chegar a 27°C no período da tarde. A meteorologista do Inmet, Dayse Moraes, destaca que não há previsão de chuvas para a capital. “O dia será de céu mais claro, pouca nebulosidade e com ventos de fraco a moderado”, comenta.

Segundo a especialista, o DF está sobre a atuação de uma massa de ar frio e seco. “É típica desta época do ano”, pontua Dayse. O inverno teve início no dia 21 de junho. “Pela manhã, se tiver mais ventos, a sensação térmica é mais fria ainda”, ressalta a meteorologista.

Umidade baixa

O frio do inverno é característico desta época do ano, mas o tempo seco também é destaque para o período. Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar pode chegar a 25% na tarde desta quinta-feira (29/6). Enquanto a máxima chegou a 90% pela manhã.

“A umidade começa a abaixar nesse período”, avalia Dayse. Por conta da baixa umidade, o Inmet emitiu um alerta amarelo entre 12h e 18h desta quinta-feira (29/6), por conta da variação entre 30% e 20%. De acordo com o aviso, há baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

Cuidados

A Defesa Civil faz as seguintes orientações à população neste período:

  • Tenha especial atenção com crianças, idosos e pessoas doentes.
  • Mantenha-se agasalhado. Proteja também as extremidades do corpo, use toucas e luvas.
  • Beba bastante líquido.
  • Evite manter os ambientes muito fechados. Mantenha sua casa e local de trabalho limpos e arejados. Previna-se contra doenças respiratórias.
  • Procure agasalhar seu animal de estimação. Considere o uso de roupas de proteção. Abrigue-o em relação ao vento. Forre adequadamente o local de dormir.
  • Seja solidário. Doe agasalhos e cobertores para quem precisa. Carregue, se possível, esse material no carro. Encontrando alguém em situação de vulnerabilidade, faça a sua parte.
  • Se precisar permanecer ao ar livre, proteja-se do vento.
  • Em caso de necessidade, acione os serviços de emergência.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação