VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Feminicídio: 78% das vítimas no Distrito Federal eram mães

De acordo com o dados da SSP-DF, 67,7% das vítimas não registraram ocorrência contra o autor e 65,7% sofreram agressão anterior ao feminicídio. Saiba denunciar

Francisco Artur
postado em 03/08/2023 16:40 / atualizado em 03/08/2023 16:40
feminicidio -  (crédito: pacifico)
feminicidio - (crédito: pacifico)

A manhã de quinta-feira (3/8), no Distrito Federal, foi marcada foi por mais um caso de feminicídio. Dessa vez, a vítima foi uma mulher de 34 anos. Ela levava o filho a um Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), em São Sebastião.

O caso da mulher assassinada na frente da escola do filho repetiu um cenário que persiste no DF. É que no período de 2015 até este ano, dos 167 crimes de feminicídio registrados na polícia, 78,1% das vítimas eram mães. 

Esses dados, registrados pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), constam no Painel de Monitoramento de Feminicídios do Distrito Federal. O retrato dos casos de assassinato contra a mulher também mostra que, diferentemente do caso ocorrido nesta quinta, a maioria das vítimas (67,7%) não registrou ocorrência contra o autor, antes do homicídio. 

Ao passo que o relatório informa essa porcentagem de mulheres que não denunciaram violações, os dados da SSP-DF apontam que 65,7% das vítimas já sofriam agressão do companheiro. 

A última atualização do painel de Monitoramento do Feminicídio no DF ocorreu em 20 de julho deste ano. Em contato com o Correio, a assessoria de comunicação da SSP afirmou que a inserção de novos dados do crime no DF depende "análise de casos de feminicídios tentados e consumados no Distrito Federal". 

Idade da vítima

O levantamento da SSP mostra que 58% dos casos de feminicídio atingem mulheres com faixa etária entre 18 a 39 anos. No caso ocorrido em São Sebastião, a vítima tinha 34 anos. Conforme a lista, 27,2% dos registros ocorrem com mulheres com idade entre 40 a 49 anos e 13,2% com vítimas que tinham a partir de 50 anos.

Onde ocorre o crime

O painel de dados de feminicídio no Distrito Federal aponta que a maioria (75,4%) dos assassinatos é cometida dentro de casa e com "arma branca" (51,5%), como facas e tesouras. O caso ocorrido em São Sebastião se encaixaria no assassinato com "arma branca", já que o autor do crime usou uma chave de fenda para matar a vítima.

No entanto, a história não se inseriria ao principal lugar onde as mulheres são assassinadas, já que a vítima foi morta na rua, local onde ocorrem 16% dos feminicídios registrados até a data de atualização do painel da SSP.

Feminicídio em Ceilândia

Entre o Plano Piloto e todas as Regiões Administrativas do Distrito Federal, Ceilândia lidera os casos de feminicídio. Segundo a SSP, a região contabiliza 23 feminicídios entre 2015 a 20 de julho deste ano. A região de São Sebastião, onde ocorreu o assassinato desta quinta, registrou cinco feminicídios.

Motivação do crime

O sentimento de ciúmes lidera a lista de motivações do assassino de mulheres para cometer o crime. Segundo o painel da Secretaria de Segurança Pública, o ciúmes foi apontado como motivo do feminicídio rm 64,1% dos casos. 

Essa lista é seguida por término de relacionamento (23%) e ódio (4%).  

Como denunciar violência contra a mulher

Polícia:

  • Telefone 190 - Você pode ligar para a polícia e denunciar o caso de violência contra a mulher
  • Delegacia Especializada no Atendimento à Muler (Deam)
  • Mora no DF? Ligue 156 e aperte a opção 6. Esse canal é para denúncia de violência contra a mulher
  • Disque 180 - Serviço oferecido pelo governo federal para denunciar violência contra a mulher
  • Whatsapp - A denúncia também pode ser feita por Whatsapp, pelo número (61) 996-100-180

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação