Segurança no DF

População faz filas para eleger membros dos conselhos de segurança

A eleição ocorre neste domingo entre 9h e 17h e vai decidir quem fará parte dos Conselhos Comunitários de Segurança das Regiões Administrativas do DF

Fila para votação da Conseg-DF no 11º Batalhão da PMDF, em Samambaia -  (crédito: Pedro Ibarra/CB/D.A Press)
Fila para votação da Conseg-DF no 11º Batalhão da PMDF, em Samambaia - (crédito: Pedro Ibarra/CB/D.A Press)
postado em 29/10/2023 15:11

Neste domingo (29/10), centenas de pessoas saem de casa para votar nos representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança das Regiões Administrativas do DF (Conseg-DF). Das 9h às 17h, as pessoas registradas podem comparecer à sede da Polícia Militar da RA em que moram para escolher os futuros conselheiros de segurança locais.

Por meio destes conselheiros que a população pode falar sobre as questões que precisam ser melhoradas em cada região. Estes representantes são a voz do povo para a melhora da segurança. Por isso, a decisão deste domingo é importante para o futuro dos moradores. “As pessoas estão aqui para votar em pessoas que buscam atender as demandas da população”, afirma Eduardo Feitosa, coordenador da votação em Samambaia, realizada no 11º Batalhão da PMDF.

O policial responsável por organizar a votação afirma que votar no conselho é exercer o dever como cidadão. “A importância é de exercer a cidadania dentro daquilo que cada pessoa crê. Todos estão em suas regiões administrativas e sabem das necessidades de segurança pública”, pontua.

Samambaia foi a região com maior número de pessoas cadastradas para votar, com mais de 300 inscritos. Vale lembrar que este voto não é obrigatório. Eduardo afirma que apesar de haver algumas brigas entre candidatos de chapas diferentes tudo ocorreu dentro da normalidade na maior zona eleitoral. “Tudo dentro da normalidade para aquilo que esperávamos para a região. Está fluindo, não tem nenhum tipo de problema grave”, avalia o policial.

TRE-DF e zerésima

A votação foi feita nas mesmas urnas eletrônicas usadas para as eleições em todo Brasil. O TRE-DF cedeu os equipamentos e a zerésima, nota que atesta que as urnas estão sem votos, foi tirada em Samambaia com a presença do secretário-executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury; do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), o desembargador Roberval Belinati; e do coronel Paulo André, coordenador dos Conselhos Comunitários de Segurança.

"Nós apoiamos o que está previsto na Constituição Federal, que diz que é o povo quem norteia o trabalho do governo. É essa a hora das ações, da busca por resultados. A representatividade dessa eleição garante a população o direito à mudança, às melhorias que a população quer e merece. E é prioridade desta secretaria. Realmente é um momento histórico", afirma o secretário Alexandre Patury.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação