INCLUSÃO

Alunos com deficiência ou transtorno concluem aulas para o Enem

O ensino voltado aos alunos da rede pública é uma parceria da Secretaria de Educação, Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) com colaboração da Universidade de Brasília (UnB) e da ONG Programando o Futuro

Alunos com deficiência ou transtorno concluem aulas preparatórias para o Enem
 -  (crédito: Material cedido ao Correio)
Alunos com deficiência ou transtorno concluem aulas preparatórias para o Enem - (crédito: Material cedido ao Correio)
postado em 05/11/2023 15:37

Alunos com deficiência ou transtorno  da rede pública de ensino do DF participaram de aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas foram realizadas pela Secretaria de Educação do Distrito Federal em parceria com a Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin), a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), e outros colaboradores.

As aulas especiais ocorreram ao longo de 11 sábados, o objetivo foi oferecer suporte educacional personalizado para os alunos. A primeira etapa do exame nacional acontece neste domingo (5/11) e a segunda no  próximo, dia 12.

Os alunos tiveram aulas preparatórias e especiais que envolveram a colaboração da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e da ONG Programando o Futuro, que representam um compromisso com a educação inclusiva e a igualdade de oportunidades.

Com as aulas concluídas, os estudantes vão realizar a primeira fase do Enem, hoje (5/11) com provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, língua estrangeira e redação.
As aulas foram encerradas neste sábado(4/11) e o momento foi celebrado pelos colaboradores. Vera Barros, subsecretária da Subin, destacou a importância de combater a exclusão e igualdade de oportunidades para todos. No discurso ela compartilhou histórias de alunos cujas vidas foram transformadas por essa iniciativa, destacando o poder da educação inclusiva.

Luiz Gustavo Besson de França, aluno da Escola 414 de Samambaia, compartilhou sua experiência positiva no curso preparatório, ressaltando a importância do suporte oferecido pela Finatec. Ele mencionou como as aulas ajudaram a lidar com seu Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) de maneira lúdica e eficaz.

As aulas preparatórias, contaram com a colaboração da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e da ONG Programando o Futuro, representam um compromisso com a educação inclusiva e a igualdade de oportunidades. A vice-diretora da Faculdade de Educação da UnB,  Danielle Nogueira, destacou o papel fundamental da universidade em proporcionar educação de qualidade para todos, enfatizando a importância de manter a esperança no caminho da melhoria da qualidade de vida e da educação.

 

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