Previsão do tempo

Tempo: quarta (13/12) será de calor e com poucas chances de chuva

Segundo o Inmet, a temperatura máxima pode chegar a 33°C durante a tarde. A umidade relativa do ar para o período ficará entre 25% e 30%

Onde de calor no DF deve ter início nesta quinta-feira (14/12) -  (crédito: Ed Alves/CB)
Onde de calor no DF deve ter início nesta quinta-feira (14/12) - (crédito: Ed Alves/CB)
postado em 13/12/2023 10:45

Aviso aos brasilienses: o calor vai continuar. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta quarta-feira (13/12) terá temperaturas altas e poucas chances de chuva ao longo do dia. O órgão meteorológico indica que não há possibilidades de chover nos próximos dias, além de haver um alerta laranja por conta de uma onda de calor com início previsto para esta quinta-feira (14/12).

Meteorologista do Inmet, Dayse Moraes destaca que o dia será bastante quente e com sol, com poucas nuvens no decorrer do período. No entanto, para esta quarta-feira (13/12), não se descarta a ocorrência de chuva. “Tem uma chance bem pequena de chuva em área isolada. Pode ser que não ocorra, mas se ocorrer, pode vir acompanhada de ventos e trovoadas isoladas”, comentou a especialista.

Segundo o Inmet, a temperatura máxima no DF pode chegar a 33°C, enquanto a mínima registrada no dia foi de 17,5°C. A umidade relativa do ar ficou em 100% nas primeiras horas desta quarta-feira (13/12). Nas horas de mais calor, a mínima deve ficar em torno de 25% ou 30%. Para os próximos dias, o instituto indica que o calor deve continuar e não há previsão de chuvas.

Calor intenso

O Inmet publicou um aviso laranja devido ao perigo de uma onda de calor para os próximos dias com a temperatura 5ºC acima da média por período de três até cinco dias consecutivos. O alerta terá início nesta quinta-feira (14/12), às 12h, e a previsão de término para às 19h de domingo (17/12).

O órgão meteorológico registrou a temperatura máxima de 35,2ºC, em Águas Emendadas, no último sábado (9/12). O valor foi o maior registrado no mês de dezembro desde o início das medições, em 1961. Antes, a maior temperatura máxima registrada pelo Inmet tinha sido de 33,7ºC, em 10 de dezembro de 1963, na estação meteorológica do Sudoeste. O número se repetiu em 6 de dezembro de 2002.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->