NULL
Enchentes

Entidades entregam documento ao GDF pedindo obras no Riacho Fundo

O documento — assinado pelo CBMDF, Defesa Civil, líderes comunitários e outras entidades — solicita obras a fim de evitar transtornos causados pelo transbordamento das águas do riacho

 03/01/2024 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF - Vila Cauhy as fortes chuvas faz o córrego Riacho Fundo transbordar e invadir as casas. -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
03/01/2024 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF - Vila Cauhy as fortes chuvas faz o córrego Riacho Fundo transbordar e invadir as casas. - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
postado em 10/01/2024 21:57 / atualizado em 10/01/2024 22:28

Nesta quinta-feira (11/1), um documento com demandas relacionadas a obras de prevenção de inundações ao longo do curso do Riacho Fundo será entregue para para o administrador regional do Núcleo Bandeirante, às 10h.

O documento foi redigido a partir de uma reunião feita na terça-feira (9/1), com participação de representantes do Rotary Club do Núcleo Bandeirante, Associação Casa da Amizade, Jardim Zoológico, Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), Conselho Tutelar e líderes comunitários de comunidades localizadas ao longo do riacho, como Vila Cahuy, Metropolitana, Nova Divinéia.

“Nosso objetivo é motivar o governo a fazer essas obras que são importantíssimas para a segurança das pessoas e para o meio ambiente”, afirma Maria Leodenice Alves Magalhães, integrante do Rotary Club e da Associação Casa da Amizade. Ela destaca a existência de projetos que contemplam as demandas citadas no documento redigido pelas entidades.

Semana passada, as fortes chuvas causaram o transbordamento do Riacho Fundo, causando transtornos em diversas comunidades. Na Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, a força da água arrancou uma ponte e invadiu várias casas. Na ocasião, o Correio esteve lá e registrou que moradores tiveram perdas materiais com a enchente.

Entre as demandas apontadas estão construção de gabiões (gaiolas grandes), de barreiras para evitar a erosão, despoluição da água e recuperação da mata ciliar para evitar o assoreamento e inundações.

 

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->