A Comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, Ana Paula Habka, transferiu para a reservas os coronéis Fábio Augusto Vieira e Klepter Rosa Gonçalves, ambos presos por omissão durante os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.
Segundo o Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), os dois preenchem os requisitos de temporalidade para serem transferidos para a reserva remunerada com o soldo integral. Ainda de acordo com a publicação, os militares, que acabaram presos, após os atos antidemocráticos, pediram o desligamento. Eles ainda estão detidos.
O ex-comandante da PMDF coronel Klepter Rosa Gonçalves, foi preso pela Polícia Federal em operação que investiga os ataques antidemocráticos do 8 de janeiro, em 18 de agosto do ano passado. Outro alvo do pedido de prisão é o ex-comandante da PMDF coronel Fábio Augusto Vieira. As prisões foram determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Eles são acusados de omissão pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
O Correio questionou a assessoria da Polícia Militar do DF sobre a possibilidade dos oficiais terem suas transferências para a reserva aprovadas enquanto respondem processo. Em nota, a corporação informou que o coronel Fábio Augusto Vieira, em agosto do ano de 2023, atingiu os requisitos mínimos para solicitar aposentadoria. Neste sentido, desde esta data, o referido militar poderia solicitar a qualquer momento sua transferência para a reserva remunerada, uma vez que não há óbice legal ou judicial que impedisse a solicitação por parte do interessado. A nota não menciona Klepter Rosa.
O advogado de Fábio Augusto Vieira, Thiago Turbay, informou que não tinha conhecimento da decisão da PMDF. A nossa reportagem não conseguiu, até o momento, contato com a defesa de Klepter Rosa. O espaço segue aberto.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br