Celular seguro

Por meio do aplicativo Celular Seguro, desenvolvido em parceria pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e prestadoras, é possível solicitar o bloqueio do terminal móvel, da linha e de alguns aplicativos instalado no celular. 

Para acessar o aplicativo, é necessário o cadastro prévio do celular e linha telefônica. Além disso, é possível cadastrar os dados de uma pessoa de confiança. Em caso de roubo ou furto, o usuário ou a pessoa de confiança deve entrar no aplicativo ou no site do MJSP e registrar um alerta, que é encaminhado às prestadoras e instituição parceiras para que os bloqueios sejam realizados.

Em fevereiro, foi introduzido o modo recuperação que permite, em vez de bloquear o IMEI, incluir em uma lista de terminais monitoras. Assim que um terminal monitorado é reativado na rede, o MJSP é notificado e, em seguida, é enviada uma mensagem no WhatsApp solicitando que o usuário compareça a uma delegacia para prestar esclarecimento.

Por
postado em 16/06/2025 05:00
x