Importância da vacinação

O subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos, reforça que a imunização contra a dengue só é completa após a aplicação das duas doses previstas no esquema vacinal. "Sem completar o esquema, de acordo com o intervalo preconizado, a proteção cai substancialmente. Por isso, é fundamental tomar a primeira e, depois, retornar para a segunda dose", alerta.

Ele lembra que a principal função da vacina é evitar casos graves e óbitos provocados pela doença. "A vacina não impede 100% das infecções, mas, nesse público de 10 a 14 anos, todos que tomarem, mesmo que ainda assim adquiram a doença, não vão ter complicação, não vai gerar hospitalização, não vai gerar um quadro de gravidade", explica. Segundo o subsecretário, a proteção conferida pelo imunizante é especialmente eficaz contra as formas mais graves da dengue.

Apesar da disponibilidade das doses, o cenário atual é de preocupação. A cobertura vacinal está abaixo do recomendado e há uma grande taxa de abandono do esquema, com adolescentes e crianças que não retornam para receber a segunda aplicação. "É importante esse apelo também aos pais das crianças e adolescentes: levem seus filhos até a unidade de saúde para completar o esquema vacinal", ressalta Fabiano dos Anjos.

  • Google Discover Icon
Por
postado em 20/08/2025 05:00
x