Como ter um motorhome

Atualmente, 626 motorhomes circulam pelo Distrito Federal. Para os que pensam em transformar o carro em uma casa sobre rodas, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) alerta: as modificações em um motorhome precisam seguir regras específicas de segurança. Segundo a Resolução nº 743/2018, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), qualquer transformação de veículo em motorhome deve ser precedida da emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV).

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

O documento é essencial para comprovar que o automóvel adaptado atende às exigências técnicas, como o limite de peso, dimensões e estabilidade, e que o interior não possui objetos soltos ou acessórios que representem risco aos ocupantes ou prejudiquem a visibilidade do motorista.

Primeiros passos

O primeiro passo é agendar uma inspeção técnica em um dos Núcleos de Vistorias e Inspeção Técnica (Nuvits) do Detran-DF, apresentando as notas fiscais de todas as peças e serviços realizados. Após a vistoria, as informações são encaminhadas ao Inmetro, que emite o certificado. Só então os dados são atualizados no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

O Detran também alerta que o estacionamento deve respeitar o espaço das vagas: não é permitido ultrapassar as demarcações ou ocupar mais de uma.

  • Google Discover Icon
Por
postado em 02/11/2025 01:03
x