
O advogado de Paulo Henrique Costa, Cleber Lopes, esteve na tarde de ontem na Polícia Federal para entregar à delegada Janaina Palazzo, responsável pela Operação Compliance Zero, os passaportes, o telefone celular iphone e o computador do ex-presidente do BRB Paulo Henrique Costa. Junto com os equipamentos, o advogado também passou as senhas de acesso.
A defesa do ex-presidente disse que as operações foram realizadas dentro dos padrões legais do sistema financeiro, sem prejuízos ao BRB e o ex-presidente vai explicar as transações. "Muitas vezes esse tipo de operação não é compreendida por quem não é do sistema financeiro", avalia Cleber Lopes. "Estou absolutamente convencido de que tudo será explicado", acrescenta o advogado.
A delegada marcou o depoimento de Paulo Henrique para a próxima segunda-feira. "A entrega do passaporte, do telefone e do computador, com senha, é uma demonstração de que o Paulo Henrique não tem nada a esconder e está disposto a colaborar com as investigações", disse Cleber.
Paulo Henrique Costa estava no cargo desde 2019 e foi afastado da presidência do BRB por 60 dias por decisão judicial no âmbito da Operação Compliance Zero, sob a suspeita de ter realizado operações de compra de títulos de crédito falsos do Banco Master, cujo controlador, Daniel Vorcaro, teve a prisão preventiva decretada. Em seguida, ele foi demitido pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).
