Obituário

Celina lamenta morte de Maria Elisa Costa: "ícone e um símbolo de Brasília"

Em nota de pesar, Celina Leão destacou a trajetória da urbanista e sua contribuição decisiva para a manutenção das diretrizes que tornaram a cidade um bem protegido mundialmente. Filha do urbanista Lucio Costa, Maria Elisa morreu aos 91 anos

Para Celina Leão, Maria Elisa Costa deixa um enorme legado para a preservação de nossa identidade arquitetônica e a luta pela preservação de Brasília como patrimônio cultural da humanidade -  (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
Para Celina Leão, Maria Elisa Costa deixa um enorme legado para a preservação de nossa identidade arquitetônica e a luta pela preservação de Brasília como patrimônio cultural da humanidade - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), lamentou a morte da arquiteta e urbanista Maria Elisa Costa. Filha do urbanista Lúcio Costa — pai do projeto do Plano Piloto —, Maria Elisa foi uma das vozes mais ativas e respeitadas na defesa da preservação urbanística e arquitetônica da capital federal.

Filha de Lucio Costa, Maria Elisa morreu nesta terça-feira (25/8), aos 91 anos. Em nota de pesar, Celina Leão destacou a trajetória da urbanista e sua contribuição decisiva para a manutenção das diretrizes que tornaram a cidade um bem protegido mundialmente.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

"Maria Elisa Costa é um ícone e um símbolo de Brasília. Deixa um enorme legado para a preservação de nossa identidade arquitetônica e a luta pela preservação de Brasília como patrimônio cultural da humanidade. Minha solidariedade aos familiares e amigos de Maria Elisa", declarou Celina Leão.

Arquiteta de formação, Maria Elisa atuou por décadas na salvaguarda do acervo urbanístico da cidade. Integrou a equipe técnica responsável pelo dossiê que resultou no reconhecimento de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1987, e participou ativamente de conselhos de preservação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

  • Google Discover Icon
postado em 25/08/2026 19:58 / atualizado em 25/08/2026 20:00
x