A governadora e candidata à reeleição, Celina Leão (PP), prometeu revitalizar a Avenida Comercial de Taguatinga e reforçar a segurança na região durante caminhada de campanha nesta segunda-feira (24/8). Segundo ela, a transferência de parte do Centro Administrativo para a área deve aumentar o movimento de pessoas e ajudar a impulsionar o comércio local, que, segundo empresários ouvidos durante a agenda, enfrenta dificuldades diante do cenário econômico.
- Leia também: Semana inicia com 933 vagas de emprego no DF
“A gente quer revitalizar aqui essa avenida para ela ficar mais bonita, mais organizada. A gente quer reforçar também a questão da segurança pública com o programa 360, que é um programa muito importante aqui para a segurança pública, principalmente porque pode agregar qualquer câmera privada ao nosso programa”, disse.
A candidata citou a Operação Retorno, voltada ao atendimento de pessoas em situação de rua, como uma das ações que serão reforçadas na região. Segundo Celina, a área comercial de Taguatinga é atendida pela iniciativa e deverá receber novas ações de acolhimento. “Nós estamos com a Operação Retorno, que é a operação das pessoas em situação de rua. Aqui é uma área que está sendo atendida por nós, e vamos reforçar esse atendimento”, afirmou.
Para a governadora, entretanto, a principal demanda apresentada pelos comerciantes durante a caminhada foi a recuperação da atividade econômica. Celina afirmou que a transferência definitiva de parte do Centro Administrativo para Taguatinga deverá contribuir para aumentar o fluxo de consumidores na região. “Com a transferência definitiva de 30% do Centro Administrativo, acho que vai trazer um movimento grande para essa região de Ceilândia e Taguatinga”, disse.
Celina também atribuiu parte das dificuldades econômicas ao cenário nacional, citando os juros elevados. Segundo ela, o governo local possui limitações para atuar sobre a política macroeconômica. “A economia é macro. A gente faz o que pode dentro daquilo que a gente tem condição de fazer. O Brasil tem sentido muito um retrocesso na economia e, com juros altos do jeito que está, a gente tem que trabalhar dentro da limitação que cada estado tem”, afirmou.
Ao resumir as prioridades para Taguatinga, Celina destacou a combinação entre revitalização urbana, segurança, acolhimento e estímulo à atividade comercial. “O que nós vamos fazer é revitalizar, reforçar a segurança pública aqui, fazer o acolhimento das pessoas em situação de rua e devolver uma força na do economia com o CAD (Centro Administrativo do DF) que vai ser aqui do lado”, ressaltou.
