Prêmio Nobel da Paz

'Paz e erradicação da fome são indissociáveis', diz PMA

O diretor-executivo do Programa Mundial de Alimentos, David Beasley, afirmou que o Programa está "profundamente honrado" com esse reconhecimento

Agência France-Presse
postado em 09/10/2020 12:49 / atualizado em 09/10/2020 12:51
 (crédito: Fabrice COFFRINI / AFP)
(crédito: Fabrice COFFRINI / AFP)

"Paz e erradicação da fome são indissociáveis" - reagiu nesta sexta-feira (9/10), no Twitter, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU, agraciado com o Prêmio Nobel da Paz 2020.

"Profundos agradecimentos a @PrixNobel que concedeu ao Programa Mundial de Alimentos o #PrixNobeldelapaix 2020. É um poderoso lembrete para o mundo de que a paz e a erradicação da fome são indissociáveis", tuitou o Programa.

O diretor-executivo do PMA, David Beasley, afirmou que o Programa está "profundamente honrado" com esse reconhecimento.

"Estamos muito honrados de receber o Prêmio Nobel da Paz. É um formidável reconhecimento do compromisso da família PAM, que trabalha todos os dias para erradicar a fome em mais de 80 países", declarou Beasley em sua conta no Twitter.

Em um vídeo publicado on-line, disse estar "sem palavras pela primeira vez na minha vida".

"Eles estão em campo, nas zonas mais difíceis, mais complexas do planeta, seja por guerra, conflitos, condições climáticas extremas, seja o que for, eles estão em campo e merecem essa recompensa", insistiu Beasley.

Em comunicado à parte, ele ressaltou a ligação indissociável entre "segurança alimentar, paz e estabilidade".

"Sem paz, não podemos alcançar nosso objetivo global de erradicar a fome; e enquanto a fome persistir, nunca teremos um mundo pacífico", advertiu.

Receber o Prêmio Nobel da Paz é um "momento de orgulho", reagiu o porta-voz do PMA, Tomson Phiri, alguns segundos após o anúncio do Comitê Nobel da Noruega.

"Uma das belezas das atividades do PMA é que não fornecemos alimentos apenas para hoje e amanhã, mas também damos às pessoas os conhecimentos necessários para se sustentarem nos dias que se seguem", disse Phiri em uma entrevista coletiva em Genebra, logo após saber, ao vivo, que sua organização havia sido premiada.

"Este Prêmio Nobel da Paz é um reconhecimento aos esforços feitos" pela organização "em todo mundo", acrescentou o porta-voz.

Ele destacou que, embora a pandemia da covid-19 tenha paralisado o setor aéreo, dificultando o deslocamento, o PMA conseguiu continuar a fazer seu trabalho.

"A questão da desnutrição aguda severa não é apenas uma questão de falta de nutrição. E, em países em conflito, (...) você também precisa de paz, de estabilidade. Todo o restante se torna menos intimidador quando você tem paz ", disse ele, citando Sudão do Sul, Síria, Iêmen e Afeganistão.

"Estamos presentes em áreas de conflito, estamos presentes em áreas que não estão em conflito, também estamos em países em desenvolvimento. Ajudamos muitos governos a desenvolver políticas nacionais, trabalhamos em inúmeros setores para ajudar os países que podem estar em necessidade", detalhou.

O porta-voz também explicou que o PMA é 100% financiado por contribuições voluntárias, observando que, em 2020, os doadores repassaram cerca de US$ 8 bilhões, um valor recorde.

Phiri apontou, porém, que "este orçamento foi estabelecido antes que a pandemia chegasse, e continuamos a pedir aos doadores que continuem a nos ajudar".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação