Covid-19

Fabricante diz que não há dados de eficácia de ivermectina contra covid-19

Merck, fabricante do medicamento, emitiu comunicado na última quinta-feira (4) ressaltando que não há nenhuma evidência de que o medicamento combata a doença causada pelo novo coronavírus. Governo indicava uso do remédio em aplicativo lançado mês passado

Sarah Teófilo
Maria Eduarda Cardim
postado em 05/02/2021 11:28 / atualizado em 24/02/2021 20:25
 (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
(crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)

A farmacêutica Merck, que fabrica a ivermectina e é a inventora do medicamento, emitiu um comunicado na última quinta-feira (4/2) afirmando que não existem dados que apontem para a eficácia do remédio contra a covid-19. A empresa, que não tem registro do medicamento no Brasil, tampouco o comercializa no país, ressaltou que não existe base científica para dizer que a ivermectina tenha efeito contra a doença, tampouco evidências significativas de eficácia clínica em pacientes com a covid-19.

Como um terceiro ponto, a Merck ressaltou que existe uma “preocupante falta de dados de segurança na maior parte dos estudos” relativos ao uso do medicamento contra a doença causada pelo novo coronavírus. “Nós não acreditamos que os dados disponíveis respaldem a segurança e eficácia da ivermectina além das doses e população indicada nas informações de prescrição aprovadas pela agência reguladora”, pontuou.

A ivermectina é usada no tratamento de infecções causadas por parasitas, como piolho. Entretanto, durante a pandemia, o governo federal, especialmente na figura do presidente Jair Bolsonaro, tem indicado o uso do remédio contra a doença, como um “tratamento precoce”.

No aplicativo TrateCOV, lançado pelo Ministério da Saúde em janeiro deste ano, a medicação era recomendada para pessoas com suspeita covid-19. Já retirada do ar, a plataforma permitia que qualquer pessoa cadastrasse sintomas e comorbidades e em seguida, sugeria a prescrição de medicamentos como a ivermectina.

Diante das informações replicadas pelo presidente sobre o uso do medicamento contra a covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu em julho do ano passado um comunicado dizendo que o remédio não possui eficácia comprovada contra a doença.

A Vitamedic, fabricante da ivermectina no Brasil, divulgou nota oficial sobre o assunto. Confira:

"A VITAMEDIC INDUSTRIA FARMACÊUTICA, produtora da ivermectina no Brasil, esclarece que a declaração do grupo farmacêutico MERCK-MSD sobre a eficácia do medicamento Ivermectina no tratamento do COVID-19 reflete sua opinião isolada sobre o assunto. A empresa MERCK-MSD não é produtora de Ivermectiva para humanos no Brasil. Desconhece-se qualquer estudo pré-clinico que a empresa tenha realizado para sustentar suas afirmações quanto à ação terapêutica no contexto da pandemia do COVID-19. Contrariamente ao que diz a empresa MERCK, existem evidencias médicas e científicas ao redor do mundo demonstrando a ação antiviral do medicamento. Dezenas de estudos feitos em diversos países demonstram os benefícios do medicamento especialmente nas fases iniciais da doença, e, por essa razão, a comunidade médica internacional e também do Brasil passou a incluí-la nos protocolos de tratamento da COVID-19. Trata-se de um medicamento de baixo custo e de reduzido impacto em termos de efeitos adversos."

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação