Vacinação contra covid-19

OMS aprova uso emergencial da vacina CoronaVac contra covid-19

No Brasil, o uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em janeiro deste ano. Desde então, a vacina foi incluída no Programa Nacional de Imunização (PNI) e é utilizada no país

Maria Eduarda Cardim
postado em 01/06/2021 12:58 / atualizado em 01/06/2021 13:00
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press            )
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press )

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou nesta terça-feira (1º/6) o uso emergencial da vacina CoronaVac, produzida pela empresa chinesa Sinovac, e no Brasil, pelo Instituto Butantan, contra a covid-19. Segundo a OMS, o imunizante atende aos padrões internacionais de segurança, eficácia e fabricação.

O Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização (Sage, em inglês) da OMS foi o responsável pela análise e recomenda, com base nas evidências disponíveis, que a CoronaVac seja usada em adultos de 18 anos ou mais, em um esquema de duas doses com espaçamento de duas a quatro semanas.

A entidade reforçou que os resultados de eficácia da vacina mostraram que o imunizante preveniu casos sintomáticos da doença em 51% dos vacinados e preveniu formas graves da covid-19 e hospitalizações em 100% da população vacinada estudada.

A CoronaVac já é usada no Brasil e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em janeiro deste ano. Desde então, a vacina foi incluída no Programa Nacional de Imunização (PNI) e é utilizada no país.

A inclusão da vacina no rol de imunizantes aprovados para uso emergencial pela OMS é pré-requisito para que determinada vacina seja disponibilizada pelo mecanismo internacional Covax Facility da própria Organização Mundial da Saúde.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação