TURISMO ESPACIAL

Ao vivo: acompanhe o lançamento da Inspiration4, da Space X

Missão é composta por quatro tripulantes que nunca estiveram no espaço e estarão sozinhos em órbita por três dias, contados a partir do lançamento, a ser feito às 21h no horário de Brasília

Talita de Souza
postado em 15/09/2021 20:45 / atualizado em 15/09/2021 20:47
 (crédito: SpaceX/Youtube)
(crédito: SpaceX/Youtube)

O mundo está prestes a viver um momento histórico na noite desta quarta-feira (15/9): é a primeira vez na história em que uma missão espacial será feita integralmente por civis, sem astronautas profissionais a bordo. A Inspiration4, da empresa Space X, é composta por quatro tripulantes que nunca estiveram no espaço e estarão sozinhos em órbita por três dias, contados a partir do lançamento, a ser feito às 21h no horário de Brasília. Acompanhe ao vivo:

A janela de lançamento é de cinco horas, ou seja, pode ser feita neste período caso a previsão meteorológica não esteja favorável para a decolagem. Quando a contagem regressiva terminar e tudo estiver pronto, o foguete Falcon 9 será lançado da plataforma 39A do Centro Kennedy da Nasa na Flórida — a mesma que lançou a missão Apolo 11 para chegar até a Lua.

A tripulação viajará até 575km de altura da Terra e é previsto que, a cada dia, a nave complete 15 voltas ao redor do planeta. Em todo tempo em que estiverem em órbita, os quatro integrantes terão sono, frequência cardíaca, sangue e habilidades cognitivas monitorados.

Depois de três dias longe do solo, os quatro viajantes começarão a descida e pousarão em “algum lugar na costa da Flórida”. Paraquedas anexados na nave ajudarão no pouso.

Conheça os tripulantes

Jared Isaacman
O fundador da empresa de processamento de pagamentos Shift4 Payment e piloto profissional é o grande responsável pela Inspiration4. Ele pagou pela viagem, um custo não revelado, mas que está estimado por especialistas em dezenas de milhões de dólares.
Em uma reportagem concedida a um documentário sobre a missão feito pela Netflix, ele se diz empolgado mas que sabe que há riscos. “O risco não é zero. Você está viajando em um foguete a 17.500 milhas (28 mil quilômetros) por hora ao redor da Terra. Nesse tipo de ambiente, há riscos”, declarou.

O empresário estimula outros a apostarem no turismo espacial. “Em toda história da humanidade, menos de 600 seres humanos chegaram ao espaço (…) Estamos orgulhosos de que nosso voo ajude a influenciar todos aqueles que viajarão depois de nós”, declarou Isaacman.

Jared é o comandante da tripulação e ofereceu as outras três vagas a desconhecidos. Ele anunciou o processo de seleção em fevereiro, durante o maior evento esportivo dos EUA, o Super Bowl, e, de acordo com o empresário, cada membro da equipe simboliza um pilar da missão.

Hayley Arceneaux
Hayley é a mais jovem da equipe, com 29 anos, e é sobrevivente de um câncer ósseo vivido na infância. Ela representa a “esperança” e será a primeira pessoa com uma prótese a viajar ao espaço.

Sian Proctor
A professora de geologia tem 51 anos e, em 2009, quase chegou perto de ser selecionada para ser astronauta da Nasa. Ela será a quarta mulher afro-americana a viajar ao espaço. Ela representa a “prosperidade”.

Chris Sembroski
O ex-oficial da Força Aérea americana tem 42 anos e trabalha atualmente na indústria da aviação. Ele representa a “generosidade” por ser um veterano.

Com Inspiration 4, Elon Musk sai na frente na corrida pelo turismo espacial

A missão lançada esta noite é o maior passo dado até então no chamado turismo espacial, modalidade de ‘voo’ para o espaço feito por pessoas não profissionais. A Space X, empresa responsável pela viagem, é um projeto do bilionário Elon Musk, que planeja investir cada vez mais no turismo “além Terra”.

Apesar de incomum, outros dois nomes já se mostram concorrentes de Musk, os empresários Richard Branson e Jeff Bezos, que inclusive viajaram rapidamente ao espaço em julho. Segundo especialistas, o empenho dos homens poderão impulsionar melhorias tecnológicas no ramo espacial além de iniciar “uma nova era de locomoção humana”.

 

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação