CIÊNCIA

Fim do isolamento social acelera crise climática, diz ONU

Retomada das atividades interrompe queda nas emissões de gases do efeito estufa registrada em 2020 devido à pandemia, alerta órgão

Vilhena Soares
postado em 17/09/2021 06:00
Queima de carvão em cidade da Pensilvânia, nos EUA: níveis de emissão, em praticamente todos os setores da economia, retomaram o patamar de 2019  -  (crédito:  Jeff Swensen/AFP - 7/6/21)
Queima de carvão em cidade da Pensilvânia, nos EUA: níveis de emissão, em praticamente todos os setores da economia, retomaram o patamar de 2019 - (crédito: Jeff Swensen/AFP - 7/6/21)

A interrupção das medidas de confinamento social adotadas durante a pandemia da covid-19 pode acelerar o agravamento da crise climática. O alerta foi feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), em um relatório divulgado ontem. No documento publicado a poucas semanas do início da 26º Conferência Sobre a Mudanças Climáticas (COP26), que será realizada no Reino Unido, no próximo mês, a instituição também destaca que limitar o aquecimento global a 1,5ºC será impossível sem um freio imediato e em larga escala das emissões de gases do efeito estufa.

No relatório intitulado Unidos na ciência 2021, publicado por um conjunto de agências da ONU e parceiros científicos, os autores ressaltam que, embora as emissões de gases do efeito estufa tenham registrado queda de 5,6% em 2020 devido à pandemia e à desaceleração econômica, os níveis retornaram aos índices de 2019 após o aumento de atividade nos primeiros sete meses de 2021, em todos os setores, com exceção da aviação e do transporte marítimo. “A redução temporária nas emissões de carbono provocada pela pandemia da covid-19 não conseguiu frear o aquecimento”, informa o documento.

Para os especialistas, o Acordo de Paris, firmado, em 2015, durante a reunião COP21, dificilmente será cumprido no cenário atual. “A menos que aconteça a redução imediata, rápida e em larga escala das emissões dos gases do efeito estufa, limitar o aquecimento a 1,5°C será impossível, o que terá consequências catastróficas para as pessoas e o planeta”, adverte, no documento, António Guterres, secretário-geral da ONU. “Este ano, as emissões de combustíveis fósseis voltaram a subir, a concentração de gases do efeito estufa continua aumentando e alguns episódios meteorológicos graves acentuados pelo homem afetaram a saúde e as vidas em cada continente”, completa.

O relatório também indica que, entre 2017 e 2021, a temperatura média na superfície do planeta está entre 1,06ºC e 1,26ºC acima do nível pré-industrial (1850-1900), e os especialistas calculam que existe 40% de possibilidade de que, em algum dos próximos cinco anos, ela supere a marca de 1,5ºC. Segundo Guterres, o planeta está em um “ponto de inflexão”, e o relatório mostra que “estamos realmente sem tempo”.

Os autores do documento ilustram alguns quadros preocupantes. Segundo eles, embora a onda de calor que atingiu o noroeste do Pacífico, neste ano, tenha sido um evento raro, ela seria “impossível sem a mudança climática causada pelo homem”. Da mesma forma, a ação humana “aumentou a probabilidade e intensidade de fenômenos” como as inundações que atingiram a Alemanha em julho, provocando diversas mortes. “Espero que todas essas questões sejam abordadas e resolvidas na COP26. Nosso futuro está em jogo”, enfatiza o secretário-geral da ONU.

Alerta reforçado

Jefferson Cardia Simões, professor e pesquisador do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), avalia que os dados trazidos pelo relatório da ONU reforçam mensagens de diversos especialistas da área e servem como mais um alerta às autoridades. “Muitas pesquisas feitas no ano passado e agora, em 2021, apontaram que esse recuo da indústria durante a pandemia não geraria tantos ganhos assim ao planeta. Era uma ilusão. Não temos tantos ganhos ambientais porque o isolamento foi um período curto para o planeta, precisaríamos de muitos anos de ‘parada’ para colher frutos”, explica. “Nós também não paramos de produzir totalmente, por mais que o consumo tenha sido reduzido.”

Simões destaca que a redução de gases poluentes e o controle da temperatura em 1,5ºC só serão alcançados com um grande empenho dos líderes mundiais, que precisam firmar compromissos mais sólidos durante a COP26. “Toda a comunidade científica tem batido nessa tecla. Mas, à medida que o tempo passa, vemos que isso se torna mais difícil. As autoridades precisam confiar nas previsões dos cientistas, pois eles acertaram no passado, quando disseram que, a partir de 2020, veríamos desequilíbrios ambientais com mais frequência. Agora, as previsões mostram que isso pode se tornar irreversível”, afirma.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação