Curiosidades

Entenda o que é solstício de verão: da astronomia à astrologia

Esta terça-feira marca o dia em que o hemisfério sul está mais próximo do sol, produzindo o dia mais longo do ano nas regiões abaixo da linha do equador

Jéssica Gotlib
postado em 21/12/2021 14:59 / atualizado em 21/12/2021 15:05
O solstício de verão marca o dia mais longo de cada ano -  (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
O solstício de verão marca o dia mais longo de cada ano - (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

Quem abriu o buscador do Google nesta terça-feira (21/12) se deparou com a ilustração Doodle que celebra a chegada do verão no hemisfério sul. Mas o que marca mesmo a mudança de estação é o fenômeno astronômico conhecido como "solstício de verão". Nada mais é do que o dia do ano em que o hemisfério sul da Terra está mais próximo ao sol.

Isso acontece porque, além dos movimentos mais conhecidos de rotação e translação, a Terra se move de maneira pendular em relação ao próprio eixo. Quer dizer, enquanto gira ao redor de si mesma, originando dias e noites, e dá voltas em torno do sol, o planeta azul se inclina como se fosse uma cadeira de balaço.

O movimento cria diferenças entre a duração dos dias e noites ao longo do ano, sendo os dias mais longos no verão e mais curtos no inverno. Assim, o dia do solstício de verão é o mais longo e o de inverno é o mais curto de cada 12 meses. Os dois ocorrem simultaneamente nos hemisférios, por isso, esta terça também marca a chegada do inverno nos países do norte.

Quanto mais próximo dos polos, mais a diferença de duração e temperatura é sentida. É por isso que, quem quer ver o famoso Sol da Meia Noite, tem até março para visitar Círculo Polar Antártico. É comum que o dia tenha altas temperaturas, devido à maior luminosidade, mas não necessariamente este será é o dia mais quente do ano.

Dia místico

Para os amantes da astrologia, a data também é importante. Astrólogos costumam marcar esses momentos como datas essenciais para mudanças e descobertas. Também é comum que eles sejam encarados como o fim de um ciclo e o começo de outro, impactando cada pessoa de acordo com as posições dos astros no céu do momento e sua correlação com os signos do zodíaco.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação