Descoberta!

Pesquisadores descobriram cerca de 60 milhões de ninhos de peixes-gelo na Antártida

Pesquisadores encontram impressionante colonia de peixe-gelo no Mar de Weddell na Antártida

Helena Dornelas*
postado em 14/01/2022 19:00
 (crédito: Divulgação)

Perto da plataforma de gelo Filcher, no mar de Weddell, uma equipe de estudiosos encontrou a maior área de criação de peixes no mundo. Câmeras fotografaram e filmaram cerca de 60 milhões de ninhos de peixe-gelo no fundo do mar.

O peixe-gelo é uma espécie de peixe que vive nos mares gelados da Antártida, a cerca de mil metros de profundidade e é conhecido por ser o único animal vertebrado que tem o sangue transparente.

Essa descoberta dá suporte para a criação para o estabelecimento de uma Área Marinha Protegida no Atlântico do Oceano Antártico. Uma equipe liderada pelo Alfred Wegener Institute publicou os resultados na revista científica Current Biology.

Colonias de peixe-gelo
Colonias de peixe-gelo (foto: Divulgação)

A descoberta ocorreu em fevereiro de 2021, quando a equipe estava no navio de pesquisa alemão, Polarstern. Por meio das câmeras, os pesquisadores viram que cerca de 500 metros abaixo tinham vários ninhos de peixe. Quanto mais durava a missão, mais aumentava a empolgação que a cada momento encontrava mais animais.

O mapeamento da área é de uma extensão de 240 quilômetros, o que é aproximadamente o tamanho da ilha de Malta. “A ideia de que uma área de reprodução tão grande de peixes-gelo no Mar de Weddell não foi descoberta anteriormente é totalmente fascinante” diz Autun Pursen, um dos pesquisadores.

Com base nas imagens, a equipe conseguiu identificar os ninhos redondos, contendo entre 1.500 e 2.500 ovos e guardados em três quartos dos casos por um peixe-gelo adulto.

Os pesquisadores mapearam a distribuição e a densidade dos ninhos usando os sonares de varredura lateral de longo alcance que registraram as imagens. Foi constatado também que a área de reprodução corresponde ao influxo de águas mais quentes do Mar de Weddell.

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori