Ciência

Ômicron: cientistas revelam primeira análise estrutural da variante

Análise revela alta capacidade de evasão aos anticorpos mononucleares, mas resistência é maior aos obtidos por meio de infecções anteriores

Thays Martins
postado em 24/01/2022 12:44 / atualizado em 24/01/2022 12:45
 (crédito: National Institutes of Health/AFP)
(crédito: National Institutes of Health/AFP)

Cientistas da Faculdade de Medicina da University of British Columbia fizeram a primeira análise estrutural a nível molecular da proteína spike da variante ômicron do coronavírus. O resultado foi publicado nesta quinta-feira (20/1) na revista Science.

É por meio da proteína spike que o vírus se conecta às células humanas. A ômicron tem 37 mutações nessa proteína.

A análise revela que a proteína exibe uma maior evasão aos anticorpos do que as variantes anteriores. A ômicron conseguiu escapar totalmente de cinco dos seis anticorpos monoclonais testados.

Porém, os cientistas observaram que a ômicron foi menos evasiva da imunidade criada pelas vacinas em comparação com a imunidade da infeção natural em pacientes não vacinados.

Além disso, a análise revelou que algumas das mutações na proteína criaram ligações de hidrogênio entre a proteína spike e o receptor celular humano que parecem aumentar a força que com que o vírus se liga à célula humana. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação