Pandemia

75% dos tratados por covid em UTI na Holanda têm sequelas 1 ano após internação

O estudo, publicado na revista científica JAMA, foi realizado entre 176 homens e 70 mulheres, com média de idade de 61 anos

Camilla Germano
postado em 24/01/2022 18:21 / atualizado em 24/01/2022 18:21
Dos entrevistados, 75% apresentaram problemas de saúde após um ano de internação -  (crédito: Douglas Magno/AFP - 1º/6/20)
Dos entrevistados, 75% apresentaram problemas de saúde após um ano de internação - (crédito: Douglas Magno/AFP - 1º/6/20)

Pouco se sabe ainda sobre as consequências e sequelas deixadas pela covid-19 após longos períodos de internação. Pensando nisso, uma pesquisa do Centro Médico da Universidade de Radboud na Holanda, analisou 246 pacientes que foram internados com covid em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) um ano após a internação par identificar possíveis sequelas encontradas.

O estudo, publicado na revista científica JAMA (que você pode ler completa neste link), foi realizado entre 176 homens e 70 mulheres, com média de idade de 61 anos. Por meio de questionários, eles responderam perguntas sobre como estavam seus quadros de saúde um ano após a internação na UTI.

Dos entrevistados, 75% apresentaram problemas após um ano. O principal problema físico relatado foi a fadiga, além de condição reduzida, dor, fraqueza muscular e falta de ar. Os sintomas mentais mais comuns foram relatados em um a cada cinco sobreviventes, como ansiedade ou estresse pós-traumático. Uma em cada seis pessoas relatou problemas cognitivos como problemas de memória ou atenção.

Mais da metade dos entrevistados indicou ter problemas relacionados ao trabalho em razão dos problemas de saúde, como precisar reduzir a jornada, ter que tirar licença médica e até mesmo abandonar o emprego.

"Este estudo mostra o impacto que uma admissão na UTI tem na vida de ex-pacientes com covid-19. Mesmo depois de um ano, metade deles está cansado ou sente falta de energia para retomar seu trabalho”, explica Marieke Zegers pesquisadora principal do Centro Médico da Universidade de Radboud.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação