Pesquisa

Estudo indica qual era a temperatura do Universo poucos anos após o Big Bang

Cientistas conseguiram pelo primeira vez saber qual era a temperatura o Universo há cerca de 13 bilhões de anos

Thays Martins
postado em 03/02/2022 15:40 / atualizado em 03/02/2022 15:41
A estimativa é que hoje o Universo tenha 13,82 bilhões de anos -  (crédito:  ESA AND THE PLANCK COLLABORATION; ZOOM-IN PANEL: DOMINIK RIECHERS, UNIVERSITY OF COLOGNE; IMAGE COMPOSITION: MARTINA MARKUS, UNIVERSITY OF COLOGNE)
A estimativa é que hoje o Universo tenha 13,82 bilhões de anos - (crédito: ESA AND THE PLANCK COLLABORATION; ZOOM-IN PANEL: DOMINIK RIECHERS, UNIVERSITY OF COLOGNE; IMAGE COMPOSITION: MARTINA MARKUS, UNIVERSITY OF COLOGNE)

Um grupo de astrofísicos conseguiu descobrir qual era a temperatura do Universo quando ele tinha apenas 880 milhões de anos. Esta é a primeira vez que é feita uma medição em uma época tão precoce do Universo. A descoberta foi publica na revista Nature (e você pode conferir neste link) nesta quarta-feira (2/2) e mostra que naquela época o Universo era sete vezes mais quente do que é hoje.

A estimativa é que hoje o Universo tenha 13,82 bilhões de anos. As teorias mais aceitas acreditam que desde a explosão Big Bang, o Universo vem diminuindo sua temperatura.

De acordo com cientistas, a descoberta não apenas estabelece um marco muito inicial no desenvolvimento da temperatura cósmica, mas também pode ter implicações para a enigmática energia escura. Acredita-se que essa energia seja responsável pela expansão acelerada do Universo nos últimos bilhões de anos, mas suas propriedades permanecem pouco compreendidas porque não podem ser observadas diretamente com as instalações e instrumentos atualmente disponíveis. No entanto, suas propriedades influenciam a evolução da expansão cósmica e, portanto, a taxa de resfriamento do Universo ao longo do tempo cósmico.

Para conseguir o feito, os pesquisadores usaram o observatório Noema nos Alpes Franceses, o radiotelescópio mais poderoso do Hemisfério Norte. Pelo observatório, eles companharam uma enorme galáxia a uma distância correspondente a uma idade de apenas 880 milhões de anos após o Big Bang, chamada HFLS3.

Foi então que eles descobriram uma tela de gás de água fria que lança uma sombra na radiação cósmica. De acordo com a pesquisa, a sombra aparece porque a água mais fria absorve a radiação de microondas mais quente em seu caminho em direção à Terra, e sua escuridão revela a diferença de temperatura. Como a temperatura da água pode ser determinada a partir de outras propriedades observadas da explosão estelar, a diferença indica a temperatura da radiação "relíquia" do Big Bang, que naquela época era cerca de sete vezes maior do que no Universo hoje.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação