ESTADOS UNIDOS

Desigualdade ambiental: estudo mostra que mais pobres respiram ar mais sujo

Pesquisa da Universidade da Califórnia reforça a ligação entre desigualdade social, raça e impactos climáticos

Karolini Bandeira*
postado em 11/03/2022 15:03
 (crédito: MIGUEL SCHINCARIOL)
(crédito: MIGUEL SCHINCARIOL)

Moradores de bairros mais pobres estão mais expostos a níveis altos de poluição atmosférica do que os moradores de áreas mais nobres. A conclusão é de um estudo feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

A pesquisa analisou mais de 200 cidades norte-americanas. Os autores compararam os dados sobre poluição em mapas que identificam áreas mais e menos perigosas. Os locais mais pobres e arriscados para compra de imóvel sofrem com maiores níveis de concentração de material particulado PM 2,5 – uma partícula fina prejudicial à saúde que está presente em alguns aerossóis.

Consequentemente, as regiões mais pobres concentram taxas mais altas de doenças cardiovasculares e respiratórias, como asma, pneumonia e até câncer de pulmão. O estudo também constata que pessoas negras e outras minorias (maioria em áreas de risco) são as mais afetadas pelo ar sujo.

“Essas áreas agora são mais propensas a ter problemas de saúde, envenenamento por chumbo, asma, câncer de pulmão, doenças cardíacas e mesmo covid”, evidencia Yvonka Hall, especialista em meio ambiente e saúde.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação