POLO NORTE

Cobertura congelada do Ártico ficou mais fina nos últimos anos, diz estudo

De acordo com a pesquisa, a espessura e volume do gelo no Ártico caíram drasticamente nos últimos três anos

Karolini Bandeira*
postado em 15/03/2022 16:17 / atualizado em 15/03/2022 16:17
Segundo a pesquisa, a camada de gelo atual é mais fina do que estimativas feitas anteriormente     -  (crédito:  Sharon Housley - DejaVu Designs)
Segundo a pesquisa, a camada de gelo atual é mais fina do que estimativas feitas anteriormente - (crédito: Sharon Housley - DejaVu Designs)

Pesquisadores norte-americanos publicaram um novo estudo sobre o Ártico que preocupa os ambientalistas. De acordo com os dados, o Ártico registrou, principalmente nos três últimos anos, perdas consideráveis na profundidade, espessura e volume do gelo marinho.

A diminuição do volume de gelo no extremo norte da Terra tem sido observada nas últimas décadas em diversos estudos. A nova pesquisa fez uma análise a partir de imagens captadas pelos satélites CryoSat-2 e ICESat-2 e oferece informações mais confiáveis sobre profundidade e espessura. A "afinação" do gelo é resultado da mudança do clima no Ártico, reflexo do aquecimento global.

Segundo a pesquisa, a camada de gelo atual é mais fina do que estimativas feitas anteriormente. A razão para isso, ainda de acordo com os especialistas, é a troca do gelo plurianual (que é mais antigo e resistente) pelo sazonal, que surge durante a temporada fria e derrete no calor.

A partir de dados do ICESat-2, que obteve informações sobre o gelo no Ártico nos últimos 18 anos, junto a dados dos satélites citados, a autora do estudo e pesquisadora do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), Sahra Kacimi, descobriu que a camada de gelo marinho vem se reduzindo em grande velocidade.

“Os modelos atuais preveem que em meados do século podemos esperar verões sem gelo no Ártico, quando o gelo mais antigo, espesso o suficiente para sobreviver à estação do gelo, se for”, comentou Kacimi.

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação