SAÚDE

Novo estudo contesta que taça de vinho por dia faz bem para o coração

É comum ouvir dizer que uma taça de vinho por dia promove bons resultados para a saúde do coração, porém pesquisas relacionadas ao tema têm resultados controversos

Luísa Mariana Moura*
postado em 29/03/2022 15:00 / atualizado em 29/03/2022 15:06
No estudo publicado, foram analisados dados de 371.463 adultos com idade média de 57 anos e um consumo de cerca de nove bebidas por semana -  (crédito:  José Varella/CB/D.A Press)
No estudo publicado, foram analisados dados de 371.463 adultos com idade média de 57 anos e um consumo de cerca de nove bebidas por semana - (crédito: José Varella/CB/D.A Press)

Pesquisas relacionadas sobre o consumo de uma taça de vinho por dia promover bons resultados para a saúde do coração foram contestadas em um estudo realizado por pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts e do Broad Institute e o Centro de pesquisa biomédica e genômica do MIT e de Harvard, nos Estados Unidos.

No estudo publicado, foram analisados dados de 371.463 adultos com idade média de 57 anos e um consumo de cerca de nove bebidas por semana. O resultado mostrou que os efeitos positivos observados pela ação do álcool não estão relacionados à bebida, mas sim a outros hábitos como atividades físicas e alimentação, segundo o UK Biobank — um banco de dados médicos do Reino Unido.

“As descobertas afirmam que a ingestão de álcool não deve ser recomendada para melhorar a saúde cardiovascular; em vez disso, a redução da ingestão de álcool provavelmente reduzirá o risco cardiovascular em todos os indivíduos, embora em graus diferentes com base no nível atual de consumo”, disse o autor estudo, Krishna G. Aragam, cardiologista do Hospital Geral de Massachusetts e cientista associado do Broad Institute.

Em pesquisas anteriores , foi demonstrado que as análises constataram que aqueles que bebiam de forma leve eram os com menor risco para doenças cardiovasculares, seguidos pelos que não consumiam álcool, e pelos que tinham um histórico de ingestão alta de bebidas alcoólicas.

No entanto, novos estudos mostram que variados fatores afetam o estilo de vida — em consequência a saúde — dos participantes, como prática de atividades física, alimentação balanceada e níveis menores de tabagismo. Os pesquisadores perceberam que qualquer redução observada no risco de eventos cardiovasculares no grupo com pouca ingestão de álcool era ligada,  a esses outros hábitos de estilo de vida, e não à substância. 

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação