Meio Ambiente

Flor rara considerada extinta é encontrada no Equador; veja fotos

Com o nome de "extinctus", a última vez que a planta tinha sido vista foi em 1985

Camilla Germano
postado em 18/04/2022 20:49
 (crédito: N. Pitman)
(crédito: N. Pitman)

Avistada pela primeira vez no final da década de 80, a flor rara de tonalidade laranja recebeu o nome de Gasteranthus Extinctus apenas 15 anos depois, ao ser catalogada. O nome foi dado justamente por ela já ser considerada uma espécie em extinção. No entanto, em uma expedição nos Andes equatorianos, pesquisadores se surpreenderam ao encontrar a extinctus outra vez.

O nome Gasteranthus vem do grego "flor da barriga" e a planta foi reencontrada com flores neon-laranja. As flores têm uma grande bolsa na parte inferior com uma pequena abertura no topo por onde os polinizadores podem entrar e sair.

O local em que a planta foi encontrada, a Serra da Centinela, é notória entre os biólogos por abrigar um conjunto único de plantas que desapareceram quando florestas foram quase completamente destruídas na década de 1980.

A expedição

Desde 2009, alguns cientistas queriam ir até o local em busca da G. Extinctus, no entanto, só agora, a partir de um financiamento, os pesquisadores Dawson White e Nigel Piman, do Field Museum de Chicago (EUA), conseguiram ir até a floresta. 

Assim eles desembarcaram e encontraram a planta ainda no primeiro dia de busca, mesmo sem terem fotos para comparar. "Estávamos muito empolgados, mas muito hesitantes em nossa empolgação – pensamos: 'Foi realmente tão fácil assim?", relatou Pitman.

Eles tiraram fotos e coletaram algumas flores caídas — já que não queriam prejudicar o números existentes da espécie — e enviaram as fotos para o especialista taxonômico John Clark, que confirmou o que eles suspeitavam: as plantas eram a G. extinctus.

Mesmo não estando extinta como se pensava, os especialistas explicam que ela continuará tendo o mesmo nome. Eles ainda acreditam que a descoberta é boa. "Encontrar G. extinctus foi ótimo, mas o que nos deixa ainda mais empolgados é encontrar uma floresta espetacular em um lugar onde os cientistas temiam que tudo tivesse desaparecido", falou Pitman.

Veja as fotos da expedição: 

  • As flores laranja brilhantes da erva da floresta nublada equatoriana Gasteranthus extinctus, há muito considerada extinta, iluminam o sub-bosque da floresta como se estivessem implorando para serem vistas Riley Fortier
  • Parte da equipe que redescobriu o Gasteranthus extinctus atravessa ravinas íngremes nas florestas costeiras do Equador em busca de plantas raras Thomas LP Couvruer
  • Parte da equipe sai do campo para o dia com sacos cheios de espécimes de plantas raras, cercado pela típica paisagem centinela de árvores altas e remanescentes espalhadas por pastagens e terras agrícolas. Dawson White
  • A equipe prensa e preserva os espécimes coletados durante o dia Riley Fortier
  • Há muito tempo considerado extinto, Gasteranthus extinctus foi encontrado crescendo ao lado de uma cachoeira no Bosque y Cascada Las Rocas, uma reserva privada no litoral do Equador que contém uma grande população da planta ameaçada de extinção Riley Fortier

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação