Astronomia

Telescópio James Webb está completamente alinhado, informa Nasa

Ao custo de U$ 10 milhões, o Webb é cerca de sete vezes mais potente que o Hubble na captação de luz e, agora, está pronto para revelar os segredos do universo

Jéssica Gotlib
postado em 29/04/2022 13:31 / atualizado em 29/04/2022 13:33
Webb da NASA estudará como as explosões de radiação de estrelas massivas influenciam seus ambientes -  (crédito: NASA, ESA)
Webb da NASA estudará como as explosões de radiação de estrelas massivas influenciam seus ambientes - (crédito: NASA, ESA)

O alinhamento do Telescópio Espacial James Webb está completo. A informação foi divulgada pela equipe responsável pela missão da Nasa na última quinta-feira (28/4). Segundo o comunicado dos cientistas, o Webb é capaz de capturar imagens nítidas e bem focadas com cada um de seus quatro poderosos instrumentos. Isso foi possível graças ao término da sétima e última etapa de alinhamento dos 18 espelhos do superequipamento.

O próximo passo é o período conhecido como comissionamento de instrumentos científicos — uma espécie de funcionamento beta do aparelho para garantir que todos os componentes alcancem o objetivo para o qual foram projetados. E as expectativas são tão ousadas quanto os números do Webb.

Após uma revisão completa, o observatório foi confirmado como capaz de capturar imagens nítidas e bem focadas com cada um de seus quatro poderosos instrumentos científicos a bordo
Após uma revisão completa, o observatório foi confirmado como capaz de capturar imagens nítidas e bem focadas com cada um de seus quatro poderosos instrumentos científicos a bordo (foto: NASA/STScI)

O observatório custou US$ 10 milhões e é cerca de sete vezes mais potente que o antecessor, o Hubble, na captação de luz. Isso faz com que os pesquisadores esperem ver o universo mais a fundo e descubram mais sobre o passado espacial com as poderosas lentes desse telescópio.

“Estas imagens de teste notáveis de um telescópio alinhado com sucesso demonstram o que as pessoas de todos os países e continentes podem alcançar quando há uma visão científica ousada para explorar o universo”, disse Lee Feinberg, gerente de elementos do telescópio óptico Webb no Goddard Space Flight Center da Nasa. É um indicativo de que, pelo menos até aqui, o desempenho óptico do telescópio continua sendo melhor do que as previsões mais otimistas da equipe de engenharia.

Imagem de avaliação do alinhamento do telescópio Depois de concluir mais duas etapas de alinhamento de espelhos
Imagem de avaliação do alinhamento do telescópio Depois de concluir mais duas etapas de alinhamento de espelhos (foto: NASA/STScI)

Os espelhos do Webb agora direcionam a luz totalmente focalizada coletada do espaço para dentro de cada instrumento, e cada instrumento está capturando imagens com sucesso com a luz que está sendo fornecida a eles. A qualidade da imagem fornecida a todos os instrumentos é "limitada por difração", o que significa que a precisão dos detalhes que podem ser vistos é tão boa quanto fisicamente possível, devido ao tamanho do telescópio.

"Essas imagens mudaram profundamente a maneira como vejo o universo. Estamos cercados por uma sinfonia de criação; há galáxias em todos os lugares! É minha esperança que todos no mundo possam vê-los", animou-se Scott Acton, cientista de controle e detecção de frente de onda Webb, Ball Aerospace.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • O alinhamento do Telescópio Espacial James Webb da NASA está agora completo. Após uma revisão completa, o observatório foi confirmado como capaz de capturar imagens nítidas e bem focadas com cada um de seus quatro poderosos instrumentos científicos a bordo. Ao concluir a sétima e última etapa do alinhamento do telescópio, a equipe realizou uma série de reuniões de decisão importantes e concordou unanimemente que o Webb está pronto para avançar para sua próxima e última série de preparativos, conhecida como comissionamento de instrumentos científicos. Esse processo levará cerca de dois meses antes do início das operações científicas no verão.

 

O alinhamento do telescópio em todos os instrumentos do Webb pode ser visto em uma série de imagens que capturam todo o campo de visão do observatório.
    O alinhamento do Telescópio Espacial James Webb da NASA está agora completo. Após uma revisão completa, o observatório foi confirmado como capaz de capturar imagens nítidas e bem focadas com cada um de seus quatro poderosos instrumentos científicos a bordo. Ao concluir a sétima e última etapa do alinhamento do telescópio, a equipe realizou uma série de reuniões de decisão importantes e concordou unanimemente que o Webb está pronto para avançar para sua próxima e última série de preparativos, conhecida como comissionamento de instrumentos científicos. Esse processo levará cerca de dois meses antes do início das operações científicas no verão. O alinhamento do telescópio em todos os instrumentos do Webb pode ser visto em uma série de imagens que capturam todo o campo de visão do observatório. Foto: NASA/STScI
  • Imagem de avaliação do alinhamento do telescópio
Depois de concluir mais duas etapas de alinhamento de espelhos, confirmamos que o desempenho óptico do Telescópio Espacial James Webb será capaz de atender ou exceder os objetivos científicos para os quais o observatório foi construído!
    Imagem de avaliação do alinhamento do telescópio Depois de concluir mais duas etapas de alinhamento de espelhos, confirmamos que o desempenho óptico do Telescópio Espacial James Webb será capaz de atender ou exceder os objetivos científicos para os quais o observatório foi construído! Foto: NASA/STScI
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação