Mickey e Baby Yoda

Álcool em gel da Disney sofre recall por ter substâncias cancerígenas

Recall ocorreu após a FDA, empresa que administra uso de medicamentos nos EUA, alertar sobre o uso de metanol e benzeno nos desinfetantes

Um lote de álcool em gel com ilustrações do Mickey e do Baby Yoda, de Star Wars, sofreu recall nos Estados Unidos após serem encontradas substâncias cancerígenas na composição do produto.

Segundo a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês), foi encontrada a presença de benzeno no produto de Star Wars e metanol no produto com a imagem do Mickey.

Ao ser notificada dos resultados, a empresa Best Brands, dona do produto, anunciou, nesta segunda-feira (4/4), o recall voluntário dos produtos que foram produzidos entre abril e maio de 2020.

De acordo com a FDA, o benzeno é classificado como cancerígeno humano e a exposição à substância pode ocorrer por inalação oral ou pela pele e pode resultar em câncer, incluindo leucemia e câncer de sangue da medula óssea além de outros distúrbios do sangue.

Já a exposição ao metanol pode resultar em náuseas, vômitos, dor de cabeça, visão turva, coma, convulsões, cegueira permanente, danos permanentes ao sistema nervoso central ou morte.

A entidade confirmou ainda que a empresa Best Brands não recebeu nenhum relatório de eventos adversos relacionados a esses lotes, ou a qualquer lotes de álcool em gel produzido por eles. 

Os produtos não são comercializados no Brasil. 

Saiba Mais