Pesquisa

Pesquisadores desenvolvem cortina de ar que inativa vírus da covid-19

Ideia é que dispositivo possa substituir o uso de proteção de acrílico quando não é possível manter distância

Thays Martins
postado em 18/05/2022 15:54
 (crédito: reprodução )
(crédito: reprodução )

Devido ao risco de contaminação pela covid-19, muitos estabelecimentos passaram a utilizar uma proteção de acrílico para proteger trabalhadores e clientes. Mas agora, pesquisadores da Universidade de Nagoya desenvolveram uma forma mais eficaz de evitar a contaminação quando não há como manter distância. Eles criaram uma cortina de ar do tamanho de um desktop com LEDs, que inativam o vírus SARS-CoV-2. 

A novidade funciona assim: uma cortina de ar bloqueia o ar exalado mesmo quando alguém passa o braço por ela. Depois, a irradiação ultravioleta destrói a camada externa das partículas do vírus. Em laboratório, essa combinação de tecnologias inativou 99,9% das partículas da covid-19. 

O dispositivo também tem como vantagem precisar de menos manutenção, já que usa LED em vez de um filtro. 

A tecnologia foi desenvolvida pelo professor Tomomi Uchiyama, o ganhador do Prêmio Nobel de Física Hiroshi Amano e o professor Tetsuya Yagi da Escola de Pós-Graduação em Medicina.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação