Marte

A explicação científica para a misteriosa 'porta' vista em foto de Marte

Uma formação geológica em Marte viralizou suscitando comentários e teorias mirabolantes, isso porque algumas pessoas viram uma "porta", enquanto outros fizeram suposições sobre se uma civilização extraterrestre

BBC
BBC Geral
postado em 18/05/2022 19:33 / atualizado em 18/05/2022 19:33
Registro enviado pela sonda Curiosity levantou questões sobre aspecto de formação rochosa no planeta vermelho -  (crédito: NASA/JPL)
Registro enviado pela sonda Curiosity levantou questões sobre aspecto de formação rochosa no planeta vermelho - (crédito: NASA/JPL)

A foto de uma formação geológica em Marte viralizou nas redes sociais, suscitando comentários apreensivos e teorias mirabolantes sobre seu aspecto.

Muitos usuários viram nela uma "porta", enquanto outros se aventuraram em suposições sobre se uma civilização extraterrestre poderia criar uma "passagem" no planeta vermelho.

Mas o que é mostrado na foto tirada pelo robô Curiosity, que envia informações sobre Marte desde que pousou ali em 2012, tem uma explicação mais lógica.

Segundo a Nasa, a agência espacial americana, trata-se de uma questão de perspectiva.

A origem e sua explicação

Em 7 de maio, a Nasa publicou uma nova fotografia do solo de Marte que a câmera Mast do robô Curiosity registrou.

A agência espacial americana identificou a imagem como parte da série "Sol 3466" que foi publicada em vários fotogramas no site do Programa de Exploração de Marte.

Desde a publicação, alguns usuários começaram a teorizar sobre sua forma e sua aparência de "porta" ou "passagem".

Mas essa imagem em particular é apenas uma parte de uma série que, vista em toda a sua composição, muda a perspectiva de sua dimensão e forma.

"É uma foto muito, muito, muito ampliada de uma pequena rachadura em uma rocha", explicou a Nasa à BBC News Mundo, o serviço de notícias em espanhol da BBC.

Na imagem a seguir você pode ver a composição que forma toda a série de imagens 3466 e quão pequena é a fissura naquela rocha da cratera Jezero, que o robô Curiosity explorou nas últimas semanas.

Uma imagem de Marte enviada pela sonda Curiosity
NASA/JPL/Neville Thompson

Cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato destacaram o quão pequena é a rachadura, com cerca de 30 cm de largura por 45 cm de comprimento.

"Existem rachaduras lineares em todo este afloramento, e este é um lugar onde várias rachaduras lineares se cruzam", explicou a NASA.

Uma imagem de Marte enviada pela sonda Curiosity
NASA/JPL

Uma rachadura 'curiosa'

Vários especialistas avaliaram o registro nos últimos dias.

Neil Hodgson, um geólogo britânico que estudou as formas de relevo marcianas, diz que, embora seja uma "imagem curiosa", não é misteriosa.

"Em suma, parece-me uma erosão natural", disse ele ao site especializado Live Science.

Os estratos, ou seja, as camadas rochosas que podem ser vistas em imagens como esta, são leitos de lodo e areia.

"Eles foram depositados há cerca de 4 bilhões de anos em condições sedimentares, possivelmente em um rio ou em uma duna levada pelo vento", disse Hodgson.

As fraturas do solo podem formar tais rachaduras naturalmente. Neste caso, uma rachadura vertical cruza com os estratos ou camadas para formar tais fendas.


Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC