História

Pesquisadores descobrem civilização pré-hispânica na Amazônia

Evidências mostram que pessoas que viviam nas Américas antes da chegadas dos espanhóis já tinham desenvolvido formas de urbanismo

Correio Braziliense
postado em 25/05/2022 15:23
 (crédito: Heiko Prümers / DAI)
(crédito: Heiko Prümers / DAI)

Cientistas conseguiram mapear uma área com vestígios de urbanismo na Amazônia boliviana antes das chegada dos espanhóis nas Américas. As escavações arqueológicas foram feitas em dois "montes" perto da aldeia de Casarabe na Bolívia e o resultados publicados na revista Nature, nesta quarta-feira (25/5). 

Os dois locais escavados têm 147 hectares e 315 hectares e ficam em um denso sistema de assentamento de quatro camadas. Ainda não é possível estimar quantas pessoas moravam ali.

De acordo com os pesquisadores, na região ainda há muitos vestígios visíveis do tempo anterior à colonização espanhola no início do século XVI. Mas, para fazer o mapeamento, os pesquisadores usaram pela primeira vez, na região amazônica, uma tecnologia de laser aerotransportado.

Este tipo de tecnologia usa um scanner a laser acoplado a um helicóptero, pequena aeronave ou drone que transmite cerca de 1,5 milhão de pulsos de laser por segundo. Foram mapeados um total de 200 quilômetros quadrados da área cultural Casarabe.

Os pesquisadores encontraram evidências de uma arquitetura cívico-cerimonial com plataformas escalonadas, sobre as quais se encontram estruturas em forma de "U' e pirâmides cônicas (com até 22m de altura). Há também uma infraestrutura maciça de gestão de água, composta por canais e reservatórios. 

Os cientistas concluem que o achado mostra que a América pré-hispânica não era pouco povoada e "indica que os habitantes desta região criaram uma nova paisagem social e pública por meio da monumentalidade".  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação