ESPAÇO

Biden divulgará primeira imagem do telescópio James Webb nesta segunda

Nasa revelará a imagem, com a presença do presidente norte-americano, do "campo profundo do James Webb"; saiba como acompanhar a grande descoberta

Talita de Souza
Cecília Sóter
postado em 11/07/2022 15:46 / atualizado em 11/07/2022 15:46
A expectativa é que o Webb, lançado ao espaço em 25 de dezembro de 2021, alcance a distância de 13,6 bilhões de anos do início do Universo -  (crédito: Nasa/Reprodução)
A expectativa é que o Webb, lançado ao espaço em 25 de dezembro de 2021, alcance a distância de 13,6 bilhões de anos do início do Universo - (crédito: Nasa/Reprodução)

A primeira imagem captada pelo telescópio James Webb, o mais poderoso lançado ao espaço, será divulgada pelo presidente dos Estados Unidos Joe Biden. O mandatário revelará a captação ao lado do administrador da Nasa, Bill Nelson, em um evento na Casa Branca, às 18h desta segunda-feira (11/7), horário de Brasília. A revelação poderá ser acompanhada ao vivo pelo site da Nasa.

De acordo com a instituição de estudos espaciais, a imagem revelada será a “campo profundo do James Webb”, uma captação da maior distância já percorrida pelo observador do início do Universo, datado em 13,8 bilhões de anos.

A expectativa é que o Webb, lançado ao espaço em 25 de dezembro de 2021, alcance a distância de 13,6 bilhões de anos do início do Universo, após ser submetido a uma observação da Constelação de Fornax por 125 horas.

Até então, o recorde de distância de um telescópio é do Hubble, que observou a galáxia GN-z11, localizada a cerca de 13,4 bilhões de anos-luz da Terra — uma média de 400 milhões de anos do início do Universo.

Quanto mais perto da distância da criação do Universo, maior as chances dos telescópios registrarem novos locais e vestígios estelares que ajudarão a entender como as galáxias foram criadas, como cresceram e se desenvolveram, além do surgimento dos buracos negros no espaço. Em geral, o telescópio Webb observará as galáxias mais antigas e distantes do espaço e trará um novo olhar sobre o Universo e o que ocorreu no início dele, por meio do uso da luz infravermelha.

Revelação de grande expectativa

O evento é uma espécie de introdução à divulgação oficial anunciada pela Nasa, marcada para esta terça-feira (12/7) às 11h. Os astrônomos revelam as imagens coloridas de alta resolução, sendo uma delas a “imagem mais profunda do nosso universo que já foi captada”, de acordo com Bill Nelson. Antes da divulgação, a Nasa preparou uma série de debates, rodas de conversa e comentários dos especialistas durante todo o dia.

“O lançamento dessas primeiras imagens marcam o início oficial das operações científicas do James Webb, as quais continuarão a explorar os temas essenciais científicos da missão. Vários times [de astrônomos] já se registraram [para usar o telescópio] por meio de um processo competitivo, no que especialistas referem-se como o seu ‘primeiro ciclo’, ou primeiro ano de observações”, diz trecho do comunicado da Nasa.

Webb captou imagens de cinco focos espaciais. Veja:

As fotografias que serão conhecidas nesta terça-feira (12/7) não foram tiradas a esmo. Os cientistas da Nasa escolheram cinco alvos espaciais que possuem indicadores para prover novas descobertas sobre o Universo.

O primeiro local é a Nebulosa de Eta Carinae, uma das maiores e mais brilhantes do céu. Essa nebulosa é um berçário estelar, entre seus tufos e nuvens nascem novas estrelas. Ela está localizada a 7.500 anos-luz da Terra.

Outra nebulosa que também será revelada é a NGC 3132: Nebulosa do Anel do Sul, a cerca de 2.000 anos-luz de distância. Ela é uma concha de gás em expansão de um sistema estelar binário onde uma estrela perdeu seu envelope gasoso e se transformou em uma anã branca.

O terceiro foco é o exoplaneta WASP-96b. O JWST apenas pegará um espectro dele, para entender em detalhes a composição de sua atmosfera. Este mundo distante está localizado a 1.150 anos-luz da Terra. Tem a metade da massa de Júpiter, mas orbita sua estrela em apenas 3,4 dias. Em 2018, foi determinado que este era o primeiro exoplaneta sem nuvens.

Um pouco mais distante, o Quinteto de Stephen, um dos mais antigos grupos compactos de galáxias conhecidas, também será revelado. Elas interagem umas com as outras há eras criando estruturas cheias de atividade cósmica. As galáxias estão localizadas a 290 milhões de anos-luz de distância.

Por último, o SMACS 0723, um aglomerado de galáxias conhecido por sua massa, com sua galáxia central pesando 358 bilhões de vezes a massa do nosso Sol. Ele está localizado a 4,2 bilhões de anos-luz de distância e sua enorme massa distorce o espaço-tempo, agindo como uma lente gravitacional que amplia galáxias ao fundo que são muito mais fracas e muito mais distantes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação