Maternidade

Grávidas com doença inflamatória intestinal podem ter mais complicações

Mulheres com a doença apresentaram mais riscos de ter diabetes gestacional, hemorragia pós-parto, parto prematuro e até mesmo óbito fetal

Correio Braziliense
postado em 03/08/2022 14:19
 (crédito: redgular por Pixabay )
(crédito: redgular por Pixabay )

A doença inflamatória intestinal, também conhecida como DII, doença de Crohn e colite ulcerativa é uma inflamação que afeta, principalmente, o trato gastrointestinal de jovens.

Por afetar primordialmente a faixa etária, uma das grandes preocupação dos especialistas é que tipo de consequências a doença pode ter para mulheres que compõe a faixa etária, que estão em seus anos de pico reprodutivo e que querem ter uma gravidez.

O estudo da Escola de Medicina da Universidade de Missouri e que foi publicado na revista científica International Journal of Colorrectal Diseases em maio, mostra que as mulheres com DII tem maiores riscos de complicações nas gestações e nos partos.

Além disso, a doença pode afetar o desenvolvimento dos fetos e trazer outras complicações para o bebê. Os pesquisadores observaram dados de 8 milhões de gestações e identificaram maior incidência de diabetes gestacional, hemorragia pós-parto, complicações hipertensivas, parto prematuro, restrição de crescimento fetal e óbito fetal.

Outros dados apontam ainda um risco maior de internação após o parto.

“Com base em nossas descobertas, sugerimos que as mulheres com DII moderada a grave devem receber aconselhamento pré-concepcional e serem tratadas agressivamente para alcançar a remissão antes de engravidar”, pontua Yezaz Ghouri, um dos autores do estudo.

Ghouri aponta também que é necessário que a doença seja controlada nas futuras mães afim de garantir mais segurança para mães e bebês.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação