Pandemia

OMS diz que o mundo está "perto do fim da crise sanitária"

A maior autoridade da OMS, recorrendo à metáfora de uma competição esportiva, defendeu que a situação atual demanda uma concentração de esforços para se conquistar o objetivo

Correio Braziliense
postado em 15/09/2022 06:00
 (crédito: Ludovic MARIN / POOL / AFP)
(crédito: Ludovic MARIN / POOL / AFP)

O atual momento da crise sanitária é considerado, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), "a melhor posição para acabar com a pandemia". "Na semana passada, o número de mortes semanais por covid-19 caiu para seu nível mais baixo desde março de 2020 (...). Ainda não terminou, mas o final está ao alcance das mãos", afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da agência.

A maior autoridade da OMS, recorrendo à metáfora de uma competição esportiva, defendeu que a situação atual demanda uma concentração de esforços para se conquistar o objetivo. "Alguém que corre uma maratona não para quando vê a linha de chegada. Corre mais depressa, com toda a energia que restar. E nós, também", ilustrou. "Todos podemos ver a linha de chegada, estamos prestes a vencer. Seria realmente a pior hora para deixar de correr", insistiu.

Na avaliação de Ghebreyesus, deixar de aproveitar este momento promissor aumenta o risco de surgimento de mais variantes do Sars-CoV- 2, resultando no aumento do número de mortes e em "mais problemas e incertezas". De acordo com o último boletim epidemiológico da OMS, o número de casos caiu 28% no período de 5 a 11 de setembro, em relação à semana anterior. As mortes diminuíram 22%.

A agência admite, porém, que esses números podem estar subestimados. Segundo o órgão, o número de infecções é, sem dúvida, muito maior devido aos casos leves não declarados e também porque muitos países desmobilizaram as estruturas para realizar testes.

O cenário também se repete quanto o número de mortes, conforme também indica o grupo de especialistas no artigo divulgado na última edição da revista The Lancet. Um estudo da OMS, realizado com base em projeções e avaliações publicadas em maio, sugere que poderia haver entre 13 e 17 milhões de mortes por covid a mais do que as registradas de forma oficial até o fim de 2021.

Recomendações

Também ontem, a agência lançou seis publicações com as principais ações recomendadas aos países para o fim da pandemia. "É um resumo, com base nas evidências e na experiência dos últimos 32 meses, do que funciona melhor para salvar vidas, proteger os sistemas de saúde e evitar perturbações sociais e econômicas. Esses resumos de políticas são um apelo urgente para que os governos analisem suas políticas e as fortaleçam para a covid-19 e futuros patógenos com potencial pandêmico", disse o diretor-geral.

Adhanom também enfatizou a importância de os sistemas de saúde estarem aptos para oferecer os cuidados adequados aos infectados, incluindo os serviços de atenção primária à saúde. "Planejem-se para os surtos de casos e certifiquem-se de ter os suprimentos, equipamentos e profissionais de saúde necessários. Mantenham as precauções de prevenção e controle de infecções para proteger os profissionais de saúde e pacientes não covid nas unidades de saúde", indicou.

Entre as mensagens repetidas pela OMS após dois anos de crise sanitária e com a chegada dos imunizantes, estão vacinar 100% das pessoas vulneráveis e profissionais da saúde, continuar testando a população e manter programas que permitam rastrear novas variantes potencialmente perigosas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação