Cannabis

Psicose induzida por maconha acontece em menos da metade de 1% dos usuários

Embora o risco geral de experimentar sintomas psicóticos relacionados à maconha seja extremamente baixo, a chance é maior para adultos jovens com problemas de saúde mental pré-existentes, diz estudo

Cecília Sóter
postado em 05/10/2022 12:31 / atualizado em 19/07/2023 12:40
DROGA ERA TRANSPORTADA PARA CRISTALINA (GO) -  (crédito: Elsa Olofsson/Unsplash)
DROGA ERA TRANSPORTADA PARA CRISTALINA (GO) - (crédito: Elsa Olofsson/Unsplash)

Menos da metade de 1% dos usuários de cannabis já experimentou um episódio de psicose aguda após fumar a erva. Isso é o que aponta um novo estudo publicado na revista Translational Psychiatry.

Grupos proibicionistas e alguns meios de comunicação afirmam constantemente que fumar maconha pode levar diretamente à psicose e outros problemas de saúde mental. No entanto, estudos de pesquisa clínica refutaram esses mitos e alguns sugeriram, inclusive, que os distúrbios psicóticos tornam as pessoas mais propensas a usar cannabis, e não o contrário.

Pesquisadores da Austrália, Suíça e Reino Unido decidiram determinar a prevalência real de "sintomas psicóticos associados à cannabis" (CAPS) entre os usuários diários de cannabis. Os autores se concentraram especificamente em "ansiedade, pânico ou experiências semelhantes a psicose envolvendo alucinações ou paranoia" que resultaram em hospitalizações. Usando dados da Pesquisa Global de Drogas coletados entre 2014 e 2019, os autores do estudo avaliaram as taxas de CAPS ao longo da vida entre 233.475 usuários de maconha.

Dos quase um quarto de milhão de usuários de cannabis no banco de dados, apenas 0,47% já havia sido hospitalizado com sintomas de psicose relacionados à erva. E dos poucos indivíduos que experimentaram esses sintomas, um terço também estava usando álcool e/ou outras drogas psicoativas ao mesmo tempo. Portanto, a porcentagem de pessoas que experimentaram sintomas psicóticos como resultado direto da cannabis é, na verdade, menor que 0,5%.

O estudo deixa bem claro que o risco de sofrer psicose induzida pela maconha é excepcionalmente baixo. Mas para certos dados demográficos, esse risco é muito maior. Indivíduos diagnosticados com psicose tiveram 14 vezes mais chances de vivenciar CAPS. Taxas mais altas de CAPS também foram encontradas em pessoas que foram diagnosticadas com transtorno bipolar, depressão ou ansiedade. As pessoas mais jovens também eram 2,7 vezes mais propensas a experimentar reações psicóticas do que os usuários de cannabis mais velhos.

Curiosamente, os usuários de cannabis da Dinamarca eram três vezes mais propensos a estar em risco de CAPS. Os autores do estudo teorizaram que isso pode ser devido ao fato de muitos usuários de cannabis dinamarqueses fumarem haxixe ou resina com um teor médio de THC de 23% ou mais. Em outros países, pessoas que fumavam resina de alta potência também tinham duas vezes mais chances de serem hospitalizadas com CAPS. Essas descobertas levaram os pesquisadores a concluir que a maconha de alta potência aumenta o risco de sintomas psicóticos, embora outros estudos tenham chegado à conclusão oposta.

Muitas pessoas que foram hospitalizadas por CAPS disseram que experimentaram esses sintomas imediatamente após consumir produtos de alta potência. “Esta descoberta sugere que a frequência do uso de cannabis, ao longo do tempo, pode ser um fator de risco menor para sintomas psicóticos agudos”, escreveram os pesquisadores. Os autores teorizaram que a maioria das pessoas que acabaram no hospital eram usuários inexperientes que “não estavam acostumados a fumar formas potentes de cannabis”.

O estudo também relata que os usuários americanos de cannabis eram muito menos propensos a experimentar CAPS do que os europeus, o que sugere que a legalização pode desempenhar um papel importante nesses resultados. Durante o período do estudo, vários estados dos EUA legalizaram a cannabis medicinal e de uso adulto, mas a maconha permaneceu estritamente ilegal em toda a Europa.

Sem nenhuma fonte legal disponível, os usuários de maconha são forçados a comprar a erva no mercado negro, que muitas vezes está contaminada com pesticidas tóxicos, mofo ou outras toxinas. Essa limitação impossibilita determinar se algum desses contaminantes pode estar contribuindo para o risco de psicose.

“Nossos resultados destacam que CAPS pode ocorrer em um subconjunto de usuários de cannabis e que vários fatores estão associados a um risco elevado de CAPS (por exemplo, idade jovem, vulnerabilidades de saúde mental, particularmente responsabilidade por psicose, uso de resina de alta potência) ”, conclui o estudo. “Alguns indivíduos podem ser particularmente sensíveis aos efeitos psicológicos adversos da cannabis, como indivíduos jovens ou com vulnerabilidades de saúde mental pré-existentes”.

Para abordar essas preocupações, os autores do estudo recomendam que os funcionários do governo façam mais esforços para educar os jovens sobre os riscos potenciais do uso de cannabis, concentrando-se particularmente naqueles que estão enfrentando problemas de saúde mental.

*Foto Elsa Olofsson

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação