ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro confirma presença em BH um dia após aliança com Zema

Presidente da República estará junto do governador mineiro reeleito em evento que vai abordar a indústria

Matheus Muratori - Estado de Minas
postado em 05/10/2022 11:15 / atualizado em 05/10/2022 11:16
 (crédito:  Isac Nóbrega/Presidência da República)
(crédito: Isac Nóbrega/Presidência da República)

Um dia após fechar aliança com o governador mineiro Romeu Zema (Novo), o presidente Jair Bolsonaro (PL) já tem o primeiro compromisso confirmado em Minas Gerais.

Bolsonaro, que tenta reeleição e disputará segundo turno em 30 de outubro contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estará na capital Belo Horizonte nesta quinta-feira (06/10).

A informação foi adiantada pela Rádio Itatiaia e confirmada pelo Estado de Minas, em contato com Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). A Fiemg vai promover um encontro para apresentar propostas da indústria, e Bolsonaro confirmou presença. Segundo Roscoe, Lula também foi convidado, mas ainda não houve retorno.

"Na verdade, nós convidamos os dois candidatos, no primeiro turno não fizemos com ninguém porque era muita gente. Nós convidamos e vamos apresentar as propostas da indústria. A gente mandou correspondência, para o Bolsonaro fiz o convite ontem (terça-feira) mesmo, e mandei para o Lula na mesma data. Bolsonaro já está confirmado, mas não cabe a mim decidir a agenda deles", disse Roscoe à reportagem.

Além de Bolsonaro, a expectativa é de que o governador mineiro Romeu Zema (Novo), reeleito no último domingo (2) em primeiro turno, também participe do evento. Representantes de São Paulo e Rio de Janeiro, apoiadores de Bolsonaro, também são aguardados.

O evento deve ocorrer a partir das 18h desta quinta, no Teatro Sesiminas, no Bairro Santa Efigênia, Região Leste de BH. A visita de Bolsonaro a Minas acontece antes do esperado, já que nessa terça ele afirmara que uma agenda na próxima quarta-feira (12) no estado era certa.

Bolsonaro precisa virar a disputa presidencial não somente no âmbito nacional, no qual Lula teve 48,43% dos votos válidos no primeiro turno, contra 43,20% do atual presidente. Em Minas Gerais, Lula também terminou à frente: 48,29% a 43,60%.

Minas é o segundo maior colégio eleitoral do Brasil. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 12.655.228 eleitores no primeiro turno, atrás somente de São Paulo - com 27.189.714 votos.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação