ASTRONOMIA

Hubble detecta par de galáxias conectadas por ponte luminosa

À medida em que as galáxias se aproximam uma da outra, elas começam a interagir gravitacionalmente. Wild's Triplet leva o nome do astrônomo australiano Paul Wild

postado em 08/11/2022 13:16 / atualizado em 08/11/2022 13:17
 (crédito: Divulgação/ ESA/Hubble & NASA)

O telescópio espacial Hubble capturou uma imagem do sistema galáctico Arp 248, conhecido como Wild's Triplet, que fica a cerca de 200 milhões de anos-luz da Terra na constelação virgem. As galáxias espirais parecem estar conectadas por uma ponte estelar luminosa. "Esse fluxo alongado de estrelas e poeira interestelar é conhecido como cauda de maré e foi formado pela atração gravitacional mútua das duas galáxias em primeiro plano", informou a Agência Espacial Europeia (ESA).

Wild's Triplet leva o nome do astrônomo australiano Paul Wild, que estudou a interação do sistema galáctico na década de 1950. À medida em que as galáxias se aproximam uma da outra, elas começam a interagir gravitacionalmente e é possível que se tornem uma só.

Sistema galáctico Arp 248, conhecido como Wild's Triplet
Sistema galáctico Arp 248, conhecido como Wild's Triplet (foto: Divulgação/ ESA/Hubble &NASA)

O telescópio tem estudado galáxias peculiares com o objetivo de encontrar candidatos para estudos futuros do James Webb e do próprio Hubble. "Com tamanha riqueza de objetos astronômicos para estudar no céu noturno, projetos como este, que orientam observações futuras, são um valioso investimento de tempo de observação. Além dos méritos científicos de observar essas galáxias estranhas e maravilhosas, elas também foram – muito incomum – selecionadas como alvos do Hubble por causa de seu apelo visual para o público em geral", explicou a ESA.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.