Astronomia

Observatório no RS faz mais longo registro de um meteoro em 2022; assista

Foi possível observar o deslocamento desde a entrada do meteoro na atmosfera a 112,2 Km de altitude até a queda no solo

Cecília Sóter
postado em 21/12/2022 11:06 / atualizado em 21/12/2022 12:10
 (crédito: Observatório Espacial Heller & Jung)
(crédito: Observatório Espacial Heller & Jung)

Na madrugada desta quarta-feira (21/12), o Observatório Espacial Heller & Jung, em Taquara, no Rio Grande do Sul, fez o mais longo registro de um meteoro do ano.

Segundo o professor doutor Carlos Jung, um dos responsáveis pelo Observatório Espacial Heller & Jung, foi possível observar o deslocamento desde a entrada do meteoro na atmosfera a 112,2 Km de altitude até possivelmente a queda no solo.

O registro mostra o meteoro desacelerando devido ao atrito com a atmosfera. Foi 10,3 segundos desde a entrada até a extinção. "Devido à baixa magnitude não deve haver fragmentos (meteoritos) no solo", pontua o professor.

A queda, praticamente na vertical, foi sobre o final da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul. O registro foi realizado a 01:01h na madrugada desta quarta-feira (21/12). 

Assista:

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação