HISTÓRIA PRIMITIVA

Sítios arqueológicos que marcam chegada de humanos no Brasil eram de macacos

Cientistas afirmam que ferramentas da idade da Pedra mantidas, historicamente, como um marco para afirmar a chegada de humanos no Brasil foram, na verdade, feitas por macacos-prego

Talita de Souza
postado em 05/01/2023 19:32 / atualizado em 10/01/2023 16:03
Macaco-prego usa pedra para atividade diária na Serra do Capivara, no Piauí. Estudo descobriu que vestígios deixados no local, considerados de origem humana, são, na verdade, dos animais que habitam o local há mais de 30 mil anos -  (crédito: Tiago Falótico / USP)
Macaco-prego usa pedra para atividade diária na Serra do Capivara, no Piauí. Estudo descobriu que vestígios deixados no local, considerados de origem humana, são, na verdade, dos animais que habitam o local há mais de 30 mil anos - (crédito: Tiago Falótico / USP)

Um estudo promovido por antropólogos argentinos do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet) refuta o entendimento da comunidade antropológica quanto à data em que humanos chegaram ao Brasil — por volta de 32 mil anos atrás. Ao analisarem as ferramentas rochosas encontradas em supostos sítios arqueológico no Piauí — consideradas a maior prova para a presença de homo sapiens no local —, dois pesquisadores afirmam que há indícios de que os objetos foram, na verdade, feitos por um grupo de macacos-prego.

A descoberta, publicada na revista The Holocene na última segunda-feira (2/1), mostra que o povoamento primitivo das Américas não ocorreu na data apontada pelos primeiros arqueólogos que analisaram o acervo de ferramentas rochosas compostas de quartzito e pedras de quartzo originadas encontradas no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.

Por serem creditadas a humanos, o sítio arqueológico Pedra Furada, assim como outros três ao redor, foram considerados o palco da primeira aparição humana na América do Sul, ainda no período Pleistoceno, no quaternário da era Cenozóica.

Mas não é bem assim, diz o estudo. Ao longo dos anos, alguns especialistas chegaram a sugerir que os sítios poderiam ser de outros animais e não de humanos por não apresentar algo simples: o toque humano. Em nível mundial, presenças de homo sapiens eram caracterizadas por desenhos rupestres e ferramentas mais elaboradas.

O que foi descoberto no Piauí, no entanto, deixou os supostos sítios humanos no mesmo patamar ao de macacos-prego, muito presentes na região. “Deve-se apontar que os sítios pleistocênicos do Piauí compartilham com os sítios capuchinhos (dos macacos-prego) a ausência de atributos humanos inequívocos como lares, ossos marcados, matérias-primas exóticas, vestígios de comportamento simbólico ou ferramentas de pedra como lâminas, artefatos e flocos delgados bifacialmente”, explica Agustin Agnoli, autor principal do estudo.

Análise comparou ferramentas e cenário dos sítios

Com a dúvida na mesa, os antropólogos argentinos resolveram analisar as fotos das ferramentas encontradas no sítio. Eles compararam o material com as ferramentas feitas por macacos-prego no mesmo período. Foram analisados pedras lascadas — martelos quebrados e peças lascadas, como pedras em formato de concha.

O uso primário das pedras é semelhante aos dois grupos (humanos e macacos): criar ferramentas através da quebra de uma pedra sobre a outra, além de quebrar frutas, como noz, com uma pedra, ou ainda usar o objeto rochoso para cavar.

O que diferencia a presença dos dois grupos em um local, explica o estudo, são atribuições excedentes, como a existência de lareiras, lâminas, ossos com marcas de corte, matérias-primas exóticas ou traços de comportamento simbólico.

Na análise, as ferramentas encontradas nos sítios da região da Pedra Furada mostram uma falta de habilidade humana. “As ferramentas de pedra desses sítios do Pleistoceno são caracterizadas por sua baixa diversidade morfológica, incluindo martelos, bigornas, lascas e lascas retocadas”, define o estudo.

“Os objetos são feitos de matéria-prima imediatamente disponível no local, que não foi transportada de muito longe e foi amplamente adquirida a menos de 20 metros de distância”, avança a descrição que credita as pedras consideradas de uso humano como, na verdade, feitas por macacos.

Para o grupo, não há dúvida de que os sítios foram ocupados por macacos-prego e não humanos. “Em suma, com base em evidências negativas e positivas, estamos confiantes de que os primeiros sítios arqueológicos do Brasil (por exemplo, Pedra Furada, Vale de Pedra Furada, Toca da Tira Peia, Sítio do Meio) podem não ser de origem humana, mas podem pertencer a capuchinhos macacos”, conclui o estudo.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE